Calor e saúde

Compartilhar

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no email
Compartilhar no pinterest

ODS - ONU

Como sustentar a saúde em dias muito quentes? Para os calorentos, este tipo de clima pode atrapalhar o trabalho, os passeios diurnos e até mesmo a saúde. Já os que não sentem tanto calor e até curtem sair nesses dias, é necessário também tomar alguns cuidados básicos.

Lazer, esporte, praia, alimentação, todos esses temas devem receber atenção para que possam ser aproveitados com tranquilidade e bem star. Confira algumas sugestões que o Green Nation elaborou!

Alimentação


O clima quente faz o ser humano perder muito líquido. Por isso, na hora de se alimentar, uma das principais preocupações é a hidratação. Água natural, sucos de frutas e água de coco são uma boa pedida.

Nas refeições principais, consuma vegetais frescos e cozidos no vapor. Coma alimentos grelhados e de fácil digestão. Inclua na alimentação alimentos funcionais (soja, alho, escarola, azeite de oliva, cenoura, maçã, aveia, frutas cítricas, tomate, ameixa seca e algumas hortaliças). Coma saladas com vários tipos de folhas, legumes crus e queijos brancos, tomate, etc. Prefira os orgânicos! Veja nossa dica de sucos  e receitas saudávei.

É muito importante checar a validade dos produtos e as boas condições dos alimentos consumidos pois, submetidos a altas temperaturas podem estragar com facilidade.

Sugerimos a leitura também do livro As 50 frutas e seus benefícios medicinais.

Vestuário


Prefira tecidos leves e cores claras como verde, amarelo, laranja e azul.  Para proteger o rosto do sol, sempre carregue um chapéu e óculos escuros com proteção ultra-violeta. E, se for possível, mantenha seu pé arejado preferindo sandálias e chinelos, pelo menos quando estiver em casa. Veja a nossa dica sobre moda ecológica.

Além disso, depois de lavar suas roupas, você pode aproveitar o próprio sol e seu calor para secar suas roupas, economizando assim energia, que seria gasta com a secadora, e também diminuindo a temperatura do local, já que terá menos um eletrodoméstico ligado em sua casa.

Em casa

Abra as janelas e deixe o vento circular naturalmente. Para aqueles que não dispensam um ar condicionado, mantenha as portas e janelas fechadas e elimine as frestas. Frestas e janelas abertas fazem com que o aparelho de ar-condicionado tente refrigerar o ambiente externo também. Isso faz com que o compressor do aparelho tenha que funcionar por mais tempo, consumindo mais energia e com barulho mais intermitente.

Além disso, prefira aparelhos eficientes. O selo Procel te orienta nesse sentido.

Plante árvores – Sua casa fica quente porque o sol bate nela em dias de verão. Deixe a natureza ajudar a reduzir suas contas de energia por meio do plantio de árvores nas laterais da sua casa. No verão, suas folhas largas sombrearão sua casa enquanto no inverno, quando caem as suas folhas, os ramos nus não vai impedir o calor do sol de chegar às suas paredes. Além disso, dentro de casa, algumas plantas ajudam a refrescar o ambiente. Entre elas estão Asplenium, Ficos, Pleomele, Dracena, Palmeirinha de bambu Zamioculca, Lírio-da-paz e Samambaia.

Higiene


Para o banho nosso de cada dia, nada melhor que uma revitalizante chuveirada fria.  Estudos indicam que um banho com temperatura natural pode elevar  auto-estima, aumentar o sistema imunológico e trazer benefícios nos aspectos mental e emocional.

E para quem ama perfumes, sabonetes, cremes e maquiagens, nada melhor que usar os ecologicamente corretos. Veja a nossa dica de cosméticos orgânicos
e maquiagens.

Se você vai para o trabalho de bike e costuma suar demais, não esqueça de olhar a nossa dica Quer ir de bicicleta para o trabalho, mas não dá para tomar banho? Saiba o que fazer!

Na praia ou cachoeira


Independente de onde estiver tomando sol, use filtro solar sem derivados do petróleo. Prefira tomar sol de manhã até as 10h ou a tarde depois das 16h. O sol fora desses horários é muito forte, principalmente para as pessoas mais claras. O chapéu e os óculos com proteção ultra violeta também são importantes.
E, claro, preserve sempre a natureza. Não se esqueça de levar um saquinho de lixo para juntar tudo aquilo que você consumiu. Lembre-se que a poluição ambiental é uma das responsáveis pelo aquecimento global. Calcule a sua pegada de carbono!

Lazer


Se você gosta de programas culturais, nada melhor que ir ao cinema ou ao teatro. Lá certamente estará fresco. Para os que preferem atividades ao ar livre, os parques ambientais são excelentes para piqueniques e caminhadas. Afinal, respirar ar puro também é saúde. Veja a nossa dica de parques ambientais. 

Gostou dessa matéria ?

Compartilhar no facebook
Compartilhe no Facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhe no Twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhe no Linkdin
Compartilhar no pinterest
Compartilhe no Pinterest

Deixe um Comentário