Hoje é o Dia Mundial de Luta contra o Câncer

Compartilhar

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no email
Compartilhar no pinterest

ODS - ONU

O que é o Câncer ?

Câncer é o nome que recebe um conjunto de mais de 100 doenças em que o crescimento desordenado de células invadem tecidos e órgãos. Se dividindo rapidamente, essas células chegam a grandes quantidades, se aglutinam e formam tumores agressivos ao corpo humano. As causas do câncer são variadas, e podem ser tanto internas quanto externas, sendo as internas geneticamente pré-determinadas, e as externas consequência do meio ambiente no qual a pessoa está incluída, e de hábitos e costumes.

Como se trata ?

O tratamento da doença é feito de diversas formas, e depende das determinações médicas, que direcionam os métodos da melhor maneira para os casos específicos. O principal método é a cirurgia, que pode ser empregada em conjunto com radioterapia, quimioterapia ou transplante de medula óssea. Todas as modalidades de tratamento são oferecidas pelo SUS no Brasil.

A doença no Brasil

A estimativa de potenciais casos da doença só para o ano de 2013 no Brasil é de aproximadamente 500 mil. No país, a doença é a segunda maior causa de mortes, perdendo apenas para as doenças relacionadas ao coração. Os tipos mais agressivos são o de mama nas mulheres e o de próstata nos homens, sendo descobertos ano passado 52.860 casos no primeiro, e 60.180 casos no segundo.

O Instituto Nacional de Câncer (Inca)

O Instituto nacional de Câncer (Inca), é o principal órgão de tratamento da doença no Brasil, e uma referência no mundo. Por causa da grande importância do instituto, houve a criação da lei 12.732, que determina o tratamento das pessoas com a doença no estado maligno em um espaço de até 60 dia após a descoberta. O instituto possui 5 sedes no Rio de Janeiro, e o tratamento nele começa após encaminhamento médico já com o diagnóstico ou grande suspeita da doença (exame de radiografia, tomografia ou ressonância magnética).

Fonte:
Governo Federal

Gostou dessa matéria ?

Compartilhar no facebook
Compartilhe no Facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhe no Twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhe no Linkdin
Compartilhar no pinterest
Compartilhe no Pinterest

Deixe um Comentário