Grupos cuidam de hortas na cidade de São Paulo

Compartilhar

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no email
Compartilhar no pinterest

ODS - ONU

A agricultura urbana é prática comum em metrópoles como Nova Iorque e várias capitais européias. No Brasil, é praticada de forma isolada em algumas cidades. Em São Paulo, um grupo de ciclistas e entusiastas desse tipo de atividade organiza o plantio de hortaliças na praça do Ciclista. Esta é apenas uma das áreas de cultivo onde diversas pessoas se revezam para cuidar dos espaços.

A iniciativa surgiu na internet com a comunidade Hortelões Urbanos que promove a troca de informações sobre jardinagem.

Além da ocupação do espaço público, a chamada agricultura urbana pode ter objetivos variados, como fornecer alimentos sem agrotóxico, fortalecer os laços entre vizinhos e incentivar a educação ambiental.

A primeira horta do movimento foi na praça das Corujas, na Vila Madalena. Os organizadores procuraram a prefeitura que apoiou o projeto e orientou o plantio.

Quem deseja realizar esse tipo de atividade em espaço público deve procurar a subprefeitura local e obter orientações sobre onde, o quê e como plantar. As instruções vão desde a altura das cercas até a proibição de invadir outros espaços, como áreas para brinquedos.

Na zona leste, 21 hortas vão além do uso do espaço público. Elas geram renda para famílias da periferia por meio da ONG Cidades Sem Fome.

Confira no site da Folha de São Paulo, dicas de como fazer horta na sua cidade!

Mais informações sobre o assunto:

Planeta Sustentável

Folha de São Paulo

Hortelões Urbanos

Gostou dessa matéria ?

Compartilhar no facebook
Compartilhe no Facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhe no Twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhe no Linkdin
Compartilhar no pinterest
Compartilhe no Pinterest

Deixe um Comentário