Há 20 anos atrás, só existiam 200 Micos-Leões-Dourados em território brasileiro, o que levou a União Internacional pela Conversação da Natureza a considerar a espécie em estágio crítico de extinção. Em 2003, havia cerca de 1000 exemplares do animal, o que hoje em dia é considerado como “ameaçado”.
A mudança de paradigma na preservação do animal ocorreu quando, comunidades locais da Mata Atlântica e comunidades científicas resolveram se unir em prol da preservação dos Micos. Todos os dias, profissionais treinados entram nas matas para verificar as rotinas dos micos, como alimentação e reprodução, em um habitat natural no qual os micos foram realocados.
O programa de restauração da espécie é coordenado pela Associação Mico-Leão-Dourado, que contabilizou os exemplares em 8 municípios fluminenses: Araruama, Armação dos Búzios, Cabo Frio, Casimiro de Abreu, Rio bonito, Rio das Ostras, Saquarema e Silva Jardim.
Fonte:





