O que é alimentação sustentável para você?

Compartilhar

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no email
Compartilhar no pinterest

ODS - ONU

“Descasque mais, desembale menos”.

Alimentação saudável é um assunto cada vez mais presente no cotidiano dos brasileiros, e com a internet e mídias sociais ficou mais fácil compartilhar e democratizar esse conhecimento. Este é um tema que merece ser mais estudado e disseminado por aí.

Afinal, o que é alimentação saudável? Há inúmeras respostas para essa pergunta. Porém, há certos elementos em comum nessas várias interpretações do que é alimentação adequada para nós e para o meio ambiente. Um desses pontos em comum é o fato de reconhecer os alimentos in natura como fontes naturalmente saudáveis e incentivar o seu consumo, como frutas, legumes, verduras e castanhas. 

Com essa ideia, nasceu a campanha “Descasque mais, desembale menos” a fim de chamar atenção para o impacto de nossas escolhas alimentares diárias em nossa saúde e no ambiente. “Descascar mais” incentiva o maior consumo de alimentos in natura, que além de serem naturalmente benéficos para o organismo não poluem com embalagens. Enquanto isso, o “desembale menos” chama a nossa atenção para alimentos processados e industrializados, que devem ser consumidos com menor frequência e que também geram mais resíduos no ambiente.

A necessidade e vontade de mobilizar a sociedade em prol de maior conscientização alimentar levou o Ministério da Saúde a criar em 2006 o Guia alimentar para a população Brasileira, manual que indica hábitos saudáveis para a mesa dos brasileiros. Este guia é atualizado com frequência e é um documento importante para guiar a elaboração da nutrição de cantinas de escolas, por exemplo. O Guia também fornece conteúdo que sugere a sustentabilidade alimentar, mostrando como tornar o ato de comer uma ação mais agradável e saudável para todos, desde o incentivo a conhecer e praticar receitas até almoçar em locais próprios e sempre que possível, com companhia. Afinal, a sustentabilidade alimentar vai muito além do tipo de alimento que se come, mas como se come, onde, com quem e por quê. 

E aí, bora descascar mais e desembalar menos?

guia_alimentar_populacao_brasileira_2ed

https://saudebrasil.saude.gov.br/eu-quero-me-alimentar-melhor/10-dicas-para-uma-alimentacao-saudavel-e-equilibrada-2

Ana Luíza Teixeira (Colaboradora Green Nation)

Gostou dessa matéria ?

Compartilhar no facebook
Compartilhe no Facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhe no Twitter
Compartilhar no email
Email
Compartilhar no pinterest
Compartilhe no Pinterest

Deixe um Comentário