Estudo brasileiro pretende clonar animais nativos ameaçados de extinção

Compartilhar

Share on facebook
Share on twitter
Share on email
Share on pinterest

ODS - ONU

Preservar espécies nativas ameaçadas de extinção. Essa é a proposta de um estudo que está sendo feito por cientistas da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), que pretende clonar animais silvestres da fauna brasileira.

De acordo com o pesquisador Carlos Frederico Martins, da Embrapa Cerrados, a primeira etapa da pesquisa foi a formação de um banco de germoplasma (com células de animais, para conservar seu material genético), que inclui espécies em risco, como o mico-leão-preto, e outras fora de perigo.

Primeiramente, a ideia era trabalhar com mamíferos, segundo Martins. Porém, o projeto foi ampliado e começou a incluir animais de outros biomas, como os da Mata Atlântica. Atualmente, o projeto está desenvolvendo técnicas para fazer clones.

Segundo o pesquisador, uma das técnicas é semelhante à usada para fazer ovelha Dolly. ”  A metodologia consiste em transferir o material genético de uma célula adulta do animal para um óvulo da mesma espécie. Durante o processo, o núcleo original do óvulo é retirado. O óvulo é reprogramado e passa a agir como célula embrionária, com potencial para dar origem a um novo indivíduo” – explicou o cientista.

Em parceria com o Jardim Zoológico de Brasília, a iniciativa da Embrapa já conta com 420 amostras de células de oito espécies diferentes no banco de germoplasma. “Temos, no banco, de dois a três animais de cada espécie”. “Entre os bichos estão lobos-guará, onças-pintadas e cachorros-do-mato, todos considerados vulneráveis na lista das espécies ameaçadas do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio)” – afirmou Martins.

Fonte:
G1

Gostou dessa matéria ?

Share on facebook
Compartilhe no Facebook
Share on twitter
Compartilhe no Twitter
Share on linkedin
Compartilhe no Linkdin
Share on pinterest
Compartilhe no Pinterest

Deixe um Comentário

Green Nation
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.