Estudantes criam equipamento que reaproveita água do chuveiro para lavar roupa

Compartilhar

Share on facebook
Share on twitter
Share on email
Share on pinterest

ODS - ONU

Um grupos de estudantes turcos desenvolveu uma espécie de chuveiro com dupla função. Nomeado Washit, o equipamento serve para tomar banho e também para lavar roupas, economizando água.

De acordo com os idealizadores do projeto, o equipamento possui um sistema de canalização fechada, com duas bombas de água, três filtros (de carbono, orgânico e de produtos químicos), uma fase de limpeza UV, um aquecedor e uma unidade de armazenamento de água.

A tecnologia  funciona da seguinte forma: enquanto o usuário toma banho, o Washit acolhe a água residual do banho, que passa por filtros e é levada para uma unidade de armazenamento. Após o  processo de purificação, a água pode ser reaproveitada para o banho ou para a lavagem de roupas, através da estrutura acoplada ao boxe.

Para os pesquisadores, o projeto é uma boa ideia para economizar água. Isso porque um banho de 15 minutos gasta aproximadamente 150 litros de água, enquanto a máquina de lavar gasta, em média, 38 litros por lavada. A ideia foi juntar as duas atividades e reduzir a quantidade de água utilizada durante os dois processos de limpeza.

Fonte:
Ciclo Vivo

Gostou dessa matéria ?

Share on facebook
Compartilhe no Facebook
Share on twitter
Compartilhe no Twitter
Share on linkedin
Compartilhe no Linkdin
Share on pinterest
Compartilhe no Pinterest

Deixe um Comentário