Bicho do Dia: Papagaio-ecletus

Compartilhar

Share on facebook
Share on twitter
Share on email
Share on pinterest

ODS - ONU

Eclectus roratus – A principal característica do papagaio-ecletus é o dimorfismo sexual. A plumagem do macho é verde, com algumas penas vermelhas e azuis nas asas e nas laterais do corpo. A base do bico é alaranjada e a ponta é amarela. Os olhos são alaranjados e os pés são escuros. Já as fêmeas têm o corpo coberto por penas vermelhas, sendo as asas mais escuras, e apresentam uma faixa azul que vai da região ventral até a nuca. O bico é negro e os pés são cinza. Tanto o macho quanto a fêmea medem até 35 centímetros de comprimento e pesam até 500 gramas.


 
Habita ilhas da Indonésia. É encontrado em florestas e savanas, mas pode ser avistado também em áreas rurais e jardins.
 
Assim como os demais psitacídeos (papagaios e araras), o papagaio-ecletus é monogâmico e possui bico curvo e forte, capaz de quebrar castanhas e sementes. Pode também reproduzir algumas palavras.
 
Alimenta-se de sementes, grãos, frutas, brotos, néctar e flores. Tem hábitos diurnos e vive solitário ou em pequenos grupos. Durante a alimentação pode formar bandos de até 80 indivíduos.
 
Para conquistar a fêmea, o macho aproxima-se cuidadosamente, oferece alimento e faz carinhos. Constrói o ninho em ocos de árvores altas, como palmeiras. A fêmea bota geralmente dois ovos que são incubados por ela por até 30 dias. Cabe ao macho apenas levar comida ao ninho para a mãe e para os filhotes.

Esta espécie está extinta em algumas ilhas, principalmente devido ao tráfico de animais, já que é uma ave muito procurada por pessoas que a querem como animal de estimação.
 

Conheça o site Notícia Animal.

Gostou dessa matéria ?

Share on facebook
Compartilhe no Facebook
Share on twitter
Compartilhe no Twitter
Share on linkedin
Compartilhe no Linkdin
Share on pinterest
Compartilhe no Pinterest

Deixe um Comentário