Bicho do Dia: Cujubi-de-barbela-azul-e-vermelha

Compartilhar

Share on facebook
Share on twitter
Share on email
Share on pinterest

ODS - ONU

Aburria cujubi – O cujubi-de-barbela-azul-e-vermelha (ou apenas cujubi) mede até 76 centímetros de comprimento e pode pesar até 1,3 quilo. A plumagem é predominantemente negra, com manchas brancas. A face é nua e branca. Possui topete também branco e barbela (pele abaixo do bico) vermelha com base azul. O bico é azul, com a ponta preta. O macho é um pouco maior do que a fêmea e apresenta barbela mais desenvolvida e colorida.

 

Curiosidade: nas primeiras horas da manhã, o cujubi produz um som característico ao movimentar suas asas. Esse som é semelhante ao de um papel sendo rasgado.

Habita a Amazônia meridional, do Mato Grosso ao Pará, e também pode ser encontrado na Bolívia.

Alimenta-se de frutos e flores, mas às vezes pode se alimentar de vermes e insetos. A alimentação ocorre no topo das árvores. Desce ao solo apenas para pegar os frutos que caem dos galhos. É um importantíssimo disseminador de sementes.

Tem hábitos diurnos e gregários, vivendo em bandos de até 30 indivíduos.

A fêmea bota de dois a três ovos, que são incubados por 28 dias. É uma espécie monogâmica.

É uma espécie em perigo de extinção e cada vez mais rara, já que sofre com o desmatamento e com a caça predatória. A esperança está em programas de reprodução em cativeiro e reintrodução de espécimes na natureza.

Conheça o site Notícia Animal.

Gostou dessa matéria ?

Share on facebook
Compartilhe no Facebook
Share on twitter
Compartilhe no Twitter
Share on linkedin
Compartilhe no Linkdin
Share on pinterest
Compartilhe no Pinterest

Deixe um Comentário