Cerdocyon thous – Também conhecido como guaraxaim, graxaim e lobinho, o cachorro-do-mato é um animal típico da América do Sul, sendo encontrado da Colômbia à Argentina. No Brasil, é o canídeo mais comum, podendo ser encontrado em quase todos os estados, menos na Floresta Amazônica. Vive em regiões de campos e cerrados.
Mede até 65 centímetros de comprimento, 40 centímetros de cauda, 40 centímetros de altura e pode pesar até 8,5 quilos. A pelagem é acinzentada, com a região ventral mais clara e uma faixa negra no dorso, que vai da nuca até a cauda. As orelhas são curtas e a cauda possui pêlos mais longos do que o restante do corpo. As extremidades das patas são negras.
Tem hábitos crepusculares e noturnos. Vive em bandos familiares liderados por um casal alfa e seus filhotes. Apesar de gregário, caça de forma solitária.
É um animal onívoro, alimentando-se de frutas, ovos, carniça, insetos, crustáceos, aves, répteis, anfíbios e pequenos mamíferos.
O período de gestação é de aproximadamente 56 dias, nascendo de dois a seis filhotes. O parto ocorre em tocas construídas em buracos nos solos ou em troncos caídos. Os recém-nascidos apresentam pelagem mais escura do que os indivíduos adultos.
Não é uma espécie ameaçada de extinção, mas sofre com o desmatamento, a caça, atropelamentos e, principalmente, com doenças transmitidas por cães domésticos.
Conheça o site Notícia Animal.