GreenNation

A sustentabilidade é uma atitude.

Notícias

São Francisco é a cidade que mais recicla nos EUA


A cidade de São Francisco nos EUA possuiu o titulo de coleta de lixo mais eficaz do país por reciclar cerca de 80% de todo o lixo produzido na cidade! Todo esse cuidado com o lixo é obrigatório há 2 anos e se alguém recusar participar do projeto leva multa; o nome do projeto é Lixo Zero de São Francisco e foi criado por Jack Macy.

O criador do projeto afirma que o sucesso do mesmo se deve a inúmeros fatores como uma lei severa que obriga todo cidadão a fazer triagem do lixo em sua residência; além disso existem metas rígidas dadas às empresas que fazem coleta e por fim ainda há um incentivo financeiro do governo para quem separa corretamente o seu lixo.

O projeto utiliza o termo “pague pelo o que você joga fora”, quanto menos lixo você tiver menos você pagará, por exemplo: se você produzir 240 litros de lixo por semana você pagará no final do mês US$55 pela coleta; já se você separar todo esse lixo, reaproveitar as embalagens e utilizar latas menores de 120 litros você pagará a metade.

Na cidade de São Francisco o morador paga pela coleta de lixo como paga pela energia elétrica; no final de todo mês chega uma conta para o morador pagar. Graças ao projeto é comum, hoje em dia, andar pelas ruas da cidade e encontrar muitas lixeiras coloridas identificando as verdes para lixo orgânico e a azul para os resíduos recicláveis; além dessas, a preta serve para os outros tipos de materiais nem orgânico nem recicláveis. 

O Filipe Minho, estudante brasileiro que mora na cidade com outros estudante, diz que tudo em São Francisco é movido ao verde e isso é muito interessante por acaba entrando na cabeça o que acaba por motivar ele e seus colegas a voltarem para o Brasil com ânimo de implantar o mesmo projeto no nosso país.

Fonte:


29 de maio de 2014