Plástico e metal são transformados em painéis solares flexíveis por impressora

Compartilhar

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no email
Compartilhar no pinterest

ODS - ONU

Pesquisadores australianos, imaginando uma forma de produzirem painéis fotovoltaicos de maneira mais rápida e fácil, acabam de criar uma impressora que, unindo plástico e metal, geram uma placa uma célula solar flexível. Os inventores fazem parte da Universidade de Melbourne, do Victorian Organic Solar Cell Consortium e da agência CSIRO, e pensaram a criação das placas solares no formato A3, feitas em 2 segundos pela nova impressora. 
 
A funcionalidade das novas placas ocorre a partir da inserção de tintas semicondutoras de eletricidade em cima do dos pedaços de plástico ou metal, que age como uma célula solar. Criada em materiais flexíveis, as tiras acabam sendo mais dinâmicas que os painéis fotovoltaicos, e por isso podem ser aplicadas em superfícies que fogem do padrão atual que é o telhado das casas. Assim, janelas, computadores, tablets, carros e outros objetos móveis poderão fazer com que sua bateria dure mais tempo, pois a recarga ocorre de forma auto-suficiente.
 
A nova tecnologia verde poderá ser levada para casa, mas seu principal entrave no momento é o preço, que custa, em média, 425 mil reais. A Universidade atualmente está aceitando encomendas, sem restrições para usos domésticos, comércios ou industriais. Veja um vídeo sobre a impressora:

 
Fonte:
Ciclo Vivo

Gostou dessa matéria ?

Compartilhar no facebook
Compartilhe no Facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhe no Twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhe no Linkdin
Compartilhar no pinterest
Compartilhe no Pinterest

Deixe um Comentário