Mochila com placa solar dá luz a crianças carentes

Compartilhar

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no email
Compartilhar no pinterest

ODS - ONU

Muitas crianças percorrem longas distâncias a pé e caminhos perigosos para chegar à escola. Só na África do Sul são 11,4 milhões de estudantes por dia, mas nem todos têm mochilas ou energia elétrica para estudar. Para resolver este problema surgiu um projeto inspirador de um grupo de mulheres sul-africanas, o Rethaka, que pretende mudar essa realidade através de material escolar inovador – uma mochila com placa solar.

Batizados de Repurpose, os acessórios escolares são feitos a partir de sacos de plástico usados. Cada mochila tem uma placa solar, que se carrega durante o dia e que dá luz à noite.

Além de ser feita com material reutilizado e gerar luz, a mochila ainda brilha no escuro, graças a um material refletor que lhe é aplicado, tornando a criança mais visível na estrada. Esse pequeno detalhe poderá ajudar a combater um problema triste do país: todos os dias, três crianças morrem atropeladas nas estradas da África do Sul, de acordo com a Agência Nacional Sul-Africana de Estradas.

O grupo de mulheres comemora as conquistas do grupo das crianças: dignidade, mais horas de estudo, segurança e visibilidade.

O Rethaka seleciona escolas públicas desfavorecidas, com crianças que não têm acesso a recursos básicos e andam longas distâncias para estudar. Em seguida, procuram parceiros que façam doações e realizam a entrega das mochilas solares nas escolas.

 
Saiba mais no site parceiro Noctula.

Gostou dessa matéria ?

Compartilhar no facebook
Compartilhe no Facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhe no Twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhe no Linkdin
Compartilhar no pinterest
Compartilhe no Pinterest

Deixe um Comentário