Dia das crianças

Compartilhar

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no email
Compartilhar no pinterest

ODS - ONU

Refletir sobre a preservação ambiental e ao mesmo tempo se divertir é nossa proposta para o próximo dia das crianças (12 de outubro). Confira nossa dica.

Passeios ecológicos


Você já conhece os parques ambientais da sua cidade? As trilhas? Cachoeiras? Praias? Jardim botânico? Se não conhece, vale a pena aproveitar esse dia para fazer um programa educativo com as crianças em meio ao ambiente natural. Piqueniques saudáveis, esportes, caminhadas na floresta, todas essas sugestões são validas para esse dia. Conheça a nossa dica de parques ambientais. E lembre-se sempre de recolher todo o lixo usado!

Brincadeiras ecológicas


Uma boa maneira de estimular a consciência ambiental das crianças é através das brincadeiras ecológicas. Artesanatos com recicláveis, hortas, arte com os alimentos, brinquedos educativos, todas essas atividades podem ser realizadas de forma divertida.  Veja a nossa dica de brincadeiras ecológicas

Presentes


Procure dar presentes educativos ou que sejam produzidos de forma ecologicamente correta. Um livro que fale sobre o meio ambiente, como a obra Elementos da natureza, é uma boa pedida.  A revista Exame indicou oito presentes interessantes, desenvolvidos de maneira sustentável. Confira aqui.

Troca de brinquedos
A prática do desapego deve ser incentivada desde a infância. Promova um encontro com os colegas de seu filho para eles trocarem brinquedos e roupas que não usam mais. Essa prática, além de ser mais econômica, também contribui com a preservação ambiental.

Alimentação
Hoje é cada vez mais fácil nos alimentarmos de maneira impróprio e nem um pouco saudável. Baseando-se em nossos exemplos, que também englobam as rotinas alimentares, as crianças vem alcançando cada vez mais cedo os problemas de saúde relacionados aos maus hábitos na alimentação. No próximo dia das crianças, dê preferência aos sucos, ao invés dos refrigerantes. Se for fazer doces, priorize aqueles que levem menos gorduras e mais frutas, ajudando as crianças a terem um paladar mais elaborado desde cedo. Na hora das refeições e lanches, faça da organização do prato uma vitrine da boa comida, criando desenhos com ingredientes diversos.

Assim, as crianças se divertem, ficam melhor preparadas para enfrentarem um dia inteiro de brincadeirs, e ainda internalizam a ideia de que comer bem pode ser uma escolha, e não uma obrigação.

Veja também:
Férias ecológicas para crianças
Comida "viva" para crianças

Gostou dessa matéria ?

Compartilhar no facebook
Compartilhe no Facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhe no Twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhe no Linkdin
Compartilhar no pinterest
Compartilhe no Pinterest

Deixe um Comentário