Dia da Amazônia

Compartilhar

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no email
Compartilhar no pinterest

ODS - ONU

Hoje, 5 de setembro, é comemorado o Dia da Amazônia. Considerada a maior floresta tropical do planeta, a Amazônia ocupa dois quintos da América do Sul e metade do território brasileiro.  De acordo com Ministério do Meio Ambiente, a data foi escolhida porque nesse dia Dom Pedro Primeiro criou a província do Amazonas.

O Dia da Amazônia tem como propósito conscientizar a sociedade sobre a preservação de um dos patrimônios naturais mais valiosos da humanidade. Segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), apesar de toda a grandeza dessa região, seu solo tem baixa fertilidade. Desmatamentos, disputas pelo domínio de suas terras, caça e pesca desenfreada, contrabando de animais e de plantas ameaçam a sobrevivência da floresta e impedem a utilização correta de seus recursos para as gerações futuras.

A região amazônica não impressiona só pelo tamanho, mas ela também é rica em minerais, espécies vegetais e animais, além de guardar cerca de um quinto das reservas de água doce do mundo. Ao absorverem gás carbônico, as árvores locais contribuem para o equilíbrio do clima mundial. Todas essas características, mais a variedade de solos, altas temperaturas e períodos frequentes de chuva faz com que a Amazônia seja um ecossistema auto-sustentável.

Estudos recentes mostram que a Amazônia abriga cerca de 40 mil espécies de plantas, 427 de mamíferos, 1.294 de aves, 378 de répteis, 427 de anfíbios e aproximadamente três mil espécies de peixes. O bioma acolhe 306 Unidades de Conservação (UCs), sendo que 95 dessas recebem investimentos do Programa Áreas Protegidas da Amazônia (Arpa). Duas dessas unidades receberão a  a partir deste mês recursos do Fundo de Áreas Protegidas (FAP).

Gostou dessa matéria ?

Compartilhar no facebook
Compartilhe no Facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhe no Twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhe no Linkdin
Compartilhar no pinterest
Compartilhe no Pinterest

Deixe um Comentário