CDs e DVDs antigos podem purificar água do esgoto

Compartilhar

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no email
Compartilhar no pinterest

ODS - ONU

CDs e DVDs antigos podem ser usados para purificar água do esgoto, deixando-a própria para consumo. A nova solução para tratamento da água foi desenvolvida pela equipe de pesquisadores da Universidade Nacional de Taiwan. A técnica utiliza pequenas barras de óxido de zinco e raios ultravioleta, o que exige pouco recurso, e também aproveita um tipo de resíduo encontrado em grande quantidade.
 

O método é capaz de tratar 150 mL de água de esgoto a cada minuto, segundo estudos da equipe coordenada pelo físico Din Ping Tsai. A equipe de cientistas usou a superfície dos discos como uma plataforma para aumentar o tamanho de minúsculas barras de óxido de zinco, elemento de baixo custo que é capaz de quebrar as moléculas orgânicas dos componentes que poluem a água do esgoto, quando exposto aos raios ultravioleta.


A filtragem da água com as nano barras de óxido de zinco já foi usada em outros projetos, mas esta é a primeira experiência que utiliza discos antigos durante o processo – o que viabiliza um bom destino aos cerca de 20 bilhões de CDs e DVDs produzidos todos os anos.

 
Saiba mais em Ciclo Vivo.

Gostou dessa matéria ?

Compartilhar no facebook
Compartilhe no Facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhe no Twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhe no Linkdin
Compartilhar no pinterest
Compartilhe no Pinterest

Deixe um Comentário