Catástrofe ambiental em 2050 é prevista pela ONU

Compartilhar

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no email
Compartilhar no pinterest

ODS - ONU

Durante apresentação do Relatório de Desenvolvimento Humano 2013, nesta quinta-feira (14) pelo Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (Pnud), anunciou-se a previsão de catástrofe ambiental em 2050. Neste ano, são estimadas mais de 3 bilhões de pessoas vivendo em situação de extrema pobreza, das quais pelo menos 155 milhões estariam na América Latina e no Caribe. E essa condição demográfica e social seria motivada pela degradação do meio ambiente.

O Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) global diminuiria 15% em 2050, chegando a uma redução de 22% no Sul da Ásia e de 24% na África Subsaariana.

Nestas condições, agravadas por pressões sobre recursos naturais e ecossistemas, o desenvolvimento da humanidade, principalmente se entendido sob perspectiva econômica, estaria fortemente ameaçado.

A tendência de enfraquecer os mais fracos se reforça. As principais vítimas do desmatamento, das mudanças climáticas, dos desastres naturais e da poluição da água e do ar continuam ser os países e as comunidades pobres.

Uma interessante solução para enfrentar os severos problemas descritos, foi orientar que governos promovam a livre expressão e participação das pessoas, administração as mudanças demográficas e possibilidade de fazer frente às pressões ambientais.

Todos, desenvolvidos e em desenvolvimento, devem se comprometer com a drástica redução da pegada de carbono. E isso deve começar já com medidas práticas que permitam a realização de promessas como a da China de reduzir até 2020 suas emissões de dióxido de carbono por unidade de PIB em 40% a 45%.

Fonte

PNUD

G1

Gostou dessa matéria ?

Compartilhar no facebook
Compartilhe no Facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhe no Twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhe no Linkdin
Compartilhar no pinterest
Compartilhe no Pinterest

Deixe um Comentário