Brasil e Coreia assinam acordo de cooperação em gestão ambiental

Compartilhar

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no email
Compartilhar no pinterest

ODS - ONU

Os ministérios do Meio Ambiente do Brasil e da Coreia do Sul firmaram acordo de cooperação bilateral, para buscar soluções compartilhadas de conservação e de gestão ambiental. Uma das ações é a chamada pública para seleção de consórcio intermunicipal que atue na gestão de resíduos sólidos, para sediar projeto na região sob sua jurisdição. O prazo para participar encerra-se em 13/05. O documento de bilateralidade foi instituído durante a visita da presidente Coreana, Park Geun-hye, ao Brasil, neste mês.



A assinatura do Memorando de Entendimento prevê intercâmbio sobre o desenvolvimento de políticas, de sistemas e de tecnologias ambientais, além da possibilidade de criação de projetos nas áreas de conservação da biodiversidade, mudança do clima, monitoramento, controle da poluição atmosférica, gestão da qualidade da água, saneamento básico, resíduos sólidos e aproveitamento energético.



Além do Brasil, a presidente Park Geun-hye esteve na Colômbia, no Peru e no Chile, com o objetivo estabelecer parcerias,  afinar o diálogo com  líderes  da América do Sul e fortalecer o crescimento econômico desses países com o Pacífico. 



O  Brasil  reconhece  a  Coreia  do  Sul  como  uma  liderança  internacional  em  temas  ambientais. O país asiático sediou diversas reuniões multilaterais e encontros ministeriais nos últimos anos. Entre 13 a 17 de abril, ocorreu o VII  Fórum Mundial  da  Água  em Gyeongj. Na ocasião, a Coreia transmitiu ao Brasil a missão de preparar o VIII Fórum Mundial da Água, em 2018, em Brasília.



Outro destaque sul-coreano, refere-se ao distrito de Songdo, em Incheon, que foi escolhido como sede do Green Climate Fund (GCF) – o Fundo Climático das Nações Unidas, que possui orçamento previsto em R$ 100  mil  milhões  de  dólares/ano,  valor que  deverá  ser  disponibilizado  por estados-membros da ONU.  

 
Saiba mais informações sobre o acordo em MMA.

Gostou dessa matéria ?

Compartilhar no facebook
Compartilhe no Facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhe no Twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhe no Linkdin
Compartilhar no pinterest
Compartilhe no Pinterest

Deixe um Comentário