Bicho do Dia: Turaco-violeta

Compartilhar

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no email
Compartilhar no pinterest

ODS - ONU

Musophaga violacea – O turaco-violeta habita as florestas e bordas de matas da África, desde o sul do Senegal e Gâmbia, até a Costa do Marfim, Nigéria e Camarões. Pode ser avistado também em parques em regiões urbanas.
 

A plumagem á azulada, exceto nas pontas das asas e no topo da cabeça, que são vermelhas. Apresenta duas faixas de penas brancas, uma em cada lateral da cabeça, atrás dos olhos. A pele ao redor dos olhos é nua e alaranjada. O bico também é laranja e acima dele, o turaco-violeta tem um escudo frontal na cor amarelo. Mede até 45 centímetros de comprimento e pode pesar até 300 gramas. Não apresenta dimorfismo sexual.
 
Passa a maior parte do dia no topo das árvores, onde também procura seu alimento. O turaco-violeta alimenta-se principalmente de frutas e sementes, mas pode caçar também alguns insetos. É um excelente dispersor de sementes.
 
Tem hábitos diurnos e gregários, vivendo em bandos de até 10 indivíduos. É territorialista e defende seu ninho de outras aves com agressividade.
 
Durante a época de reprodução, o casal pula de galho em galho exibindo suas penas. Além disso, o macho oferece alimento diretamente no bico da fêmea. O ninho é construído nos galhos de árvores altas e camuflado entre as folhagens. A fêmea bota dois ovos, que são incubados pelo casal por até 26 dias. Ambos os pais alimentam os filhotes com frutas regurgitadas.
 
Não é uma espécie ameaçada de extinção, mas sua população tem diminuído devido à perda de habitat e ao tráfico de animais.
 

Conheça o site Notícia Animal!

Gostou dessa matéria ?

Compartilhar no facebook
Compartilhe no Facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhe no Twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhe no Linkdin
Compartilhar no pinterest
Compartilhe no Pinterest

Deixe um Comentário