Árvore do dia: Tarumã

Compartilhar

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no email
Compartilhar no pinterest

ODS - ONU

Citharexylum myrianthum Cham.



Família: Verbenaceae, a família botânica da teca, do camará e do gervão.



Outros nomes: tucaneira, pau-viola e pombeira.

 

Distribuição Geográfica: No Brasil ocorre nos Estados do MA, PI, CE, RN, PB, PE, BA, AL, SE, MG, ES, SP, RJ, PR, SC e RS. Sendo encontrado então na Caatinga, Cerrado e Mata Atlântica, principalmente nas regiões litorâneas. O Tarumã é nativo do Brasil, mas não é endêmico. 

 

Características: Árvore que varia de 8 a 25 m de altura e possui tronco entre 20 e 70 cm de diâmetro. A casca é de cor verde-escuro a marrom e os ramos são quadrangulares. Suas folhas são simples e opostas, com até 20 cm de comprimento, possuindo duas glândulas na base. As flores são de cor branca e ficam dispostas em inflorescências com cerca de 20 cm. Os frutos são vermelhos e redondos com cerca de 1 cm de diâmetro contendo apenas uma semente.

 

Usos



Alimentação: Não existem registros para a alimentação humana.

Madeira: Considerada leve e macia, com baixa durabilidade natural. É utilizada para fazer brinquedos, tábuas e caixotes. Por possuir boa ressonância é usada para a confecção de instrumentos de corda e por isso também é conhecida como pau-viola.

Uso medicinal: As folhas são utilizadas como antivirais e antifúngicas. 

Outros usos: É uma espécie muito usada para fins ornamentais devido às cores de suas flores e frutos, principalmente em locais sujeitos ao encharcamento.

 

Curiosidades: O nome tarumã é de origem indígena e quer dizer “fruto-que-dá-em-cachos”.



Saiba mais sobre a Tarumã e outras espécies do nosso ecossistema em Nossas Árvores. http://nossasarvores.greennation.com.br/

Gostou dessa matéria ?

Compartilhar no facebook
Compartilhe no Facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhe no Twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhe no Linkdin
Compartilhar no pinterest
Compartilhe no Pinterest

Deixe um Comentário