LUTO: Jaime Lerner, o urbanista mais influente do Brasil

Compartilhar

Share on facebook
Share on twitter
Share on email
Share on pinterest

ODS - ONU

Jaime Lerner, membro do nosso Conselho Consultivo, nesta quinta feira, dia 27/06, partiu com seu talento para outra dimensão. Ao longo dos quase dez anos de existência do Green Nation, Jaime foi fundamental na consolidação de olhares, conteúdos, estratégias e ações para tornar a cidadania planetária uma atitude. Somos eternamente gratos por suas contribuições e seguiremos, entendendo que parte do seu legado também está em nós.

Lerner durante seu primeiro mandato como prefeito de Curitiba.


Nascido em 17 de dezembro de 1937 em Curitiba, é difícil usar poucas palavras para definir Jaime Lerner, seja pessoal ou profissionalmente, sua atuação ultrapassou os limites das disciplinas e saberes que dominava. Arquiteto premiado, urbanista influente, político bem aprovado e, sobretudo, um pensador inquieto sobre as questões sociais e inspiração para gerações mais jovens. Formado pela Escola de Arquitetura da Universidade Federal do Paraná em 1964, um ano depois Lerner participou da criação do Instituto de Planejamento Urbano de Curitiba (IPPUC), responsável pelo Plano Diretor da cidade. Ainda na mesma década, em 67, foi premiado no Concurso Nacional de Projetos, apenas três anos após a conclusão de sua graduação, já apontando para uma carreira bem sucedida e influente. 

Ao longo de sua trajetória recebeu diversos prêmios legitimando a importância do seu trabalho, inclusive o prestigiado prêmio da Bienal Internacional de Arquitetura de Buenos Aires, além de diversos doutorados honorários em universidades de vários países. Posteriormente fundou o Instituto Jaime Lerner e a Jaime Lerner Arquitetos Associados (JLAA), e foi ainda presidente da União Internacional dos Arquitetos – UIA.


Na política, Lerner também deixou um importante legado, trazendo suas ideias de urbanista premiado para conduzir os projetos executados durante seus três mandatos como prefeito da cidade de Curitiba, que passou a ser referência nacional e internacional em planejamento urbano. Foi ainda governador do Estado do Paraná por dois mandatos e promoveu importantes mudanças socioambientais. 

Jaime Lerner e Marcos Didonet, diretor do Green Nation, durante a edição do evento de 2014

Sua visão como urbanista sempre priorizou uma relação sustentável entre indivíduos, sociedade e cidade, na direção de otimizar o desenvolvimento urbano para um convívio harmônico e baseado na sustentabilidade. Seu entusiasmo pelo tema aproximou Lerner do movimento Green Nation em 2014, uma parceria que se iniciou com a participação do urbanista em uma palestra histórica que lotou o Parque Lage (Rio de Janeiro) para uma conversa sobre mobilidade urbana e sustentabilidade. A convergência de ideias foi tamanha que, na sequência do evento, Lerner entra para o recém formado Conselho Consultivo do Green Nation, participando, a partir daí, da elaboração dos conceitos e projetos do movimento pelos próximos anos. 

Cartaz da palestra realizada pelo Green Nation no Parque Lage, Rio de Janeiro.
Entrevista concedida durante a participação de Jaime Lerner na segunda edição do Green Nation em 2014 no Rio de Janeiro.

Um mês após diagnóstico de Covid-19 sem sintomas graves, Lerner foi internado no dia 21 de maio após apresentar um quadro de febre e faleceu na madrugada do dia 27 de maio de 2021 no Hospital Universitário Evangélico Mackenzie, em Curitiba. A causa da morte, segundo o Hospital, foi em decorrência de complicações de doença renal crônica.
O Governo do Estado do Paraná decretou luto oficial de três dias. O governador Ratinho Júnior, escreveu: “O Paraná perde um grande cidadão, que ajudou a transformar Curitiba e o Estado”.

O velório de Jaime Lerner foi realizado na capela do Cemitério Israelita do Água Verde, o sepultamento no Cemitério Israelita do Santa Cândida.

Gostou dessa matéria ?

Share on facebook
Compartilhe no Facebook
Share on twitter
Compartilhe no Twitter
Share on email
Email
Share on pinterest
Compartilhe no Pinterest

Deixe um Comentário