“O Brasil em busca de soluções para a poluição plástica”
O Dia Mundial do Meio Ambiente, comemorado anualmente no dia 5 de junho, foi criado no ano de 1972 pela Assembleia Geral das Nações Unidas. O objetivo é chamar atenção para a importância da preservação do Meio Ambiente, e como o ser humano pode influenciar nisso. Nesta segunda-feira (05/06) inicia-se, mundialmente, a Semana do Meio Ambiente, onde instituições acadêmicas, organizações não governamentais e prefeituras organizam eventos com temas, atividades de educação ambiental, doação de mudas de plantas, produtos feitos por materiais recicláveis etc.
Neste ano, a Organização das Nações Unidas no Brasil, propôs o tema em debate “O Brasil em busca de soluções para a poluição plástica”, problema esse que assola os oceanos, rios, solos e consequentemente toda a natureza ao noss redor. Essa ação tem o objetivo de promover e coordenar ações de práticas sustentáveis com a colaboração de governos, empresas e a população.
Você sabia que em média 400 milhões de toneladas de plásticos, só em 2019, foram produzidos pelo mundo? Boa parte desse material, é usado uma única vez e são descartados indevidamente. O uso do plástico está em nosso dia a dia, desde a escova de dentes até a os calçados que usamos. O plástico é oriundo de combustível fóssil e possui baixíssima degradabilidade. Isso significa que devemos repensar antes de descartá-los. É extremamente necessário o uso consciente, como por exemplo reutilizar, separar o lixo, reciclar, e até mesmo evitar o consumo. Como fazer isso? Você pode trocar o plástico por materiais sustentáveis. Aqui vão algumas dicas:
Sabe as esponjas de lavar louças? É plástico! Podemos substituí-la pela bucha vegetal. Ela se degrada naturalmente, é muito mais higiênica e é possível usá-la como adubo após o uso. As escovas de dentes também são um problemão, mas já existe alternativa: a escova de dente de bambu. É vegetal, pode ser descartada tranquilamente e tem capacidade de acumular menos microrganismos, com o cuidado necessário. Os canudinhos de plástico, podem ser trocados pelos canudos de aço. E por fim, a separação do lixo em dois: o orgânico e o plástico, sendo fundamental essa divisão antes de se desfazer deles. Essa separação facilita a coleta, ajudando no equilíbrio ambiental, cria oportunidades de emprego, movimenta a economia, gera energia e incentiva as empresas a acompanharem esse processo de logística reversa.
Sua cooperação faz a diferença! Apenas comece.
“Se você quer fazer do mundo um lugar melhor, dê uma olhada em si mesmo e, em seguida, faça uma mudança.”
Verso da música “Man In The Mirror”, Michael Jackson.
Beatriz Oliveira, colaboradora do Green Nation, graduanda em Ciências Biológicas pela Universidade Federal do Mato Grosso do Sul, e em Gestão Ambiental, conservacionista e apaixonada pela natureza. Linkedin @b.eaolive