Semana do Meio Ambiente 2021: Perspectivas globais e locais

Compartilhar

Share on facebook
Share on twitter
Share on email
Share on pinterest

ODS - ONU

A Semana do Meio Ambiente acontece anualmente para evidenciar o 5 de junho, Dia do Meio Ambiente, através da conscientização e comemoração de esforços travados para a preservação e conservação da vida na Terra. Ainda em meio a uma pandemia global, a Semana do Meio Ambiente de 2021 é um momento importante para refletir os esforços mundiais das últimas décadas para a contenção das mudanças climáticas e o atual estágio do ambiente. Os 50 anos do Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (PNUMA) próximos, a última década para a realização das metas dos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU (ODS) e o início da década da Restauração de Ecossistemas marcam a data. A relevância de iniciativas como a do Paquistão de plantar 10 bilhões de árvores em 5 anos é celebrada enquanto o país sedia o Dia Mundial do Meio Ambiente. No Brasil, as coisas estão literalmente esquentando cada vez mais.

O ano de 2021 marca a última década para a conclusão das metas dos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável. Chama atenção o 13º ODS, Ação Global Contra a Mudança do Clima, pela forte atuação de alguns estados no combate à mudança do clima e os esforços mundiais dos países signatários do Acordo de Paris – acordo assinado em 2016 propondo o estabelecimento de metas para a redução da emissão de gases causadores do efeito estufa, a fim de conter o aquecimento da Terra a menos de 2ºC acima dos níveis pré-industriais de temperatura até 2050. A 26ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas, COP 26, que acontecerá em novembro deste ano, será uma importante oportunidade para definir maiores compromissos para conter a mudança do clima através de esforços conjuntos e compromissos mais concretos firmados pelos estados. 

O Paquistão será a sede do Dia Mundial do Meio Ambiente, e com os esforços do Ministério da Mudança Climática do país, tem dado exemplo ao mundo pelo projeto de reflorestamento nacional que prevê restaurar suas florestas com um “tsunami” de 10 bilhões de árvores plantadas. O programa de reflorestamento abrange para além das florestas, manguezais, cidades, escolas, universidades, parques públicos e cinturões verdes, tudo isso apoiado pelo Fundo de Restauração de Ecossistemas, criado pelo Paquistão. O compromisso do governo paquistanês está alinhado ao tema da década que se inicia neste ano: Restauração de Ecossistemas. Assim como a humanidade está mobilizando esforços conjuntos para se recuperar das consequências da pandemia da covid-19, espera-se que nesta década aumentem os esforços para recuperação de ecossistemas que foram degradados ou destruídos, além de conservar aqueles poucos que ainda estão intactos. Ecossistemas mais saudáveis e conservados contribuem para a contenção da mudança do clima e ajudam alcançar o objetivo das metas do Acordo de Paris. Essa recuperação pode ser feita de inúmeras maneiras, seja no plantio de mais árvores, mudanças alimentares, ações de limpeza de rios e mares ou por meio de práticas agroecológicas.

Enquanto vários países têm suas agendas para a Semana do Meio Ambiente, o Brasil passa por grandes manifestações protestando contra o atual governo nacional (como as de 29 de maio) e assiste ao ministro do Meio Ambiente ser investigado em uma operação de exportação ilegal de madeira. Enquanto isso, o desmatamento na Amazônia aumentou 45% no mês de abril neste ano em comparação ao mês no ano anterior, em um recorde nos últimos dez anos. Espera-se que o Brasil aprenda com os esforços como os de Paquistão, que coloca a pauta do reflorestamento como centralidade na política ambiental e climática e atue em contribuição a recuperação de ecossistemas como o da Amazônia e Pantanal, tão afetados nos últimos anos pela negligência ambiental. 

Enquanto o governo brasileiro não manifesta uma iniciativa nacional organizada para a comemoração da data, pode-se acompanhar a programação do PNUMA Brasil que prepara diversos eventos de 1 a 18 de junho, em celebração ao Dia Mundial do Meio Ambiente e da década da Restauração de Ecossistemas. Você pode acompanhar a programação através do site do Programa da ONU para o Meio Ambiente.

Acompanhe as ações em diversos países através da ferramenta Trello disponibilizada pela ONU.

Ana Luíza Teixeira é colaboradora do Green Nation, graduanda do último ano em Relações Internacionais pela Universidade Federal de Uberlândia, ambientalista e produtora de conteúdo. LinkedIn

Gostou dessa matéria ?

Share on facebook
Compartilhe no Facebook
Share on twitter
Compartilhe no Twitter
Share on email
Email
Share on pinterest
Compartilhe no Pinterest

Deixe um Comentário