Você pode não fumar, mas com certeza já observou o volume de bitucas de cigarros que são jogadas nas areias das praias. E se você fuma, preste atenção: cada uma jogada no chão, contamina 50 litros de água. Lembrando que um maço de cigarros, contém mais de 4700 substâncias tóxicas. De acordo com a ONG Ocean Conservancy, anualmente cerca de 60 milhões de guimbas são despejadas nas águas, intoxicando os ecossistemas marítimos e ameaçando a vida de milhares de espécies subaquáticas.
Como reduzir um volume tão grande desse lixo? Muita informação, campanhas, consciência ambiental e criatividade. Olha que solução inédita o bar e restaurante El Chiringuito Tibu-Ron criou em Barcelona: um copo de cerveja ou refrigerante em troca de um copinho de bitucas de cigarro. A cidade é um dos maiores pontos turísticos do mundo, com oito milhões de visitantes por ano.
Vale lembrar que, apesar de ser feito majoritariamente de papel, cada maço de cigarro possui mais de 4.700 substâncias tóxicas – e por isso também é tão importante não deixar cigarros ou qualquer outro detrito sobre a areia quando se vai à praia.
Para realizar a troca, basta levar um copo de 200 ml com pontas de cigarro e trocar no restaurante por um novo copo de 350 ml de cerveja ou refrigerante. A iniciativa vem levando centenas de pessoas a ajudarem na limpeza das areias de Barcelona, e quem vive em cidades litorâneas sabe que esse também é um sério problema das praias brasileiras.
Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), o número estimado de fumantes no mundo é de 1,6 bilhão. Essa enormidade de pessoas joga fora, de acordo com informações da Autoridade para as Condições de Trabalho (ACT), 7,7 bitucas de cigarro por dia. Ou seja, são cerca de 12,3 bilhões de bitucas descartadas diariamente. O tempo de decomposição de uma bituca de cigarro descartada incorretamente pode chegar a até cinco anos, principalmente se for jogada no asfalto.