Lagoas Rodrigo de Freitas e Marapendi sofrem com a mortandade de peixes

Compartilhar

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no email
Compartilhar no pinterest

ODS - ONU

Instituto Estadual do Ambiente, INEA, orgão responsável pelo monitoramento das lagoas Rodrigo de Freitas e Marapendi, realizará em breve vistorias para identificar causas da morte de toneladas de peixes.

O calor da água, reflexo da alta temperatura em geral, somado a falta de chuva são possíveis motivos que justificam a baixa oxigenação da água. Segundo a Secretaria Municipal do Meio Ambiente, hoje entre 8h e 10h, o nível de oxigênio da Lagoa Rodrigo de Freitas era zero.

Outra possível causa da mortandade é o excesso de matéria orgânica lançado na água. Isso reduz ainda mais a oxigenação que é quase nula.

Segundo o biólogo Mário Moscatelli, o despejo ilegal de esgoto nas lagoas, principalmente na de Marapendi que recebe lixo industrial, é um dos principais motivos da morte dos peixes.

Hoje, nossa equipe esteve na Lagoa Rodrigo de Freitas e presenciou esta triste cena. Centenas de peixes de variados tamanhos com a boca aberta: sinal de que morreram asfixiados.

Que a sociedade civil possa se unir para descobrir as reais causas e lutar contra aquelas que estão associadas ao homem criminoso que polui nossas lagoas.

Fonte:

G1

Gostou dessa matéria ?

Compartilhar no facebook
Compartilhe no Facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhe no Twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhe no Linkdin
Compartilhar no pinterest
Compartilhe no Pinterest

Deixe um Comentário