Araçá – Rosa

Psidium cattleianum

Psidium cattleianum

Família: Myrtaceae a família botânica da jabuticaba, pitanga, e do cambuci.

 

Outros nomes: Conhecida também como Araçá-de-comer, araçá-comum, araçá-de-coroa, araçá-da-praia, araçá-do-campo, araçazeiro ou simplesmente araçá.

 

Distribuição Geográfica: Essa espécie possui ampla distribuição, ocorrendo desde o Piaui, passando pelo Estado de São Paulo, e chegando no Rio Grande do Sul. Sua ocorrência na Mata Atlântica, está principalmente ligada a áreas de Floresta Ombrófila Densa, e Restinga.

 

Características: Árvore pequena, não pioneira, possui altura máxima de  9 metros, possui tronco tortuoso e apresenta casca lisa, escamosa, na cor cinza a marrom avermelhada, com ramos pubescentes quando jovens. As folhas são opostas, coriáceas, glabras, simples, inteiras, com forma elíptica a oblonga, de 5 a 10 cm de comprimento, sendo esta uma espécie perenifólia, ou seja, não perde as suas folhas no inverno e nem na estação seca. É encontrada em ambientes úmidos e iluminados.

 

Usos

 

Alimentação: O fruto do araçá-rosa destaca-se pela presença de um elevado teor de vitamina C, além de sais minerais, e fibras. Podendo ser consumido in natura, ou utilizado na fabricação de outros produtos, como polpas, sorvetes, licores, geleias, sucos e doces (araçazada).

 

Madeira: Possui madeira muito pesada, compacta, elástica, resistente e de longa durabilidade, sendo indicado seu uso para obras de torno, cabos de ferramentas, esteios, para confecção de peças que exijam resistência, para lenha e carvão.

 

Uso medicinal:  Os frutos do Araçá – Rosa são ricos em potássio, vitaminas A, do complexo B e C. Possuem também cálcio, ferro, fósforo e proteínas. Ele tem ação diurética e  anti-inflamatória no organismo, conta com propriedades antimicrobianas em sua composição e características antibióticas em suas folhas.

 

Outros usos: É uma planta utilizada na ornamentação, além de projetos de recuperação de áreas degradadas.

 

Curiosidades: O araçazeiro também possui óleos essenciais, que são utilizados na indústria de aromas.

 

Informações Ecológicas: É considerada uma espécie não Pioneira, possuindo a classificação sucessional: Secundária Tardia. Isso significa que essa espécie se desenvolve em sub-bosque permanentemente sombreado.

 

Floração: Produz flores de coloração amarela, com período de florescimento longo, estendendo-se de junho a dezembro.