Regulamento Concurso


Regulamento do Festival

Leia o regulamento para participar

Essa edição do Festival Multimídia comemora os 10 anos do Green Nation! Ao longo dessa caminhada, o Festival já premiou mais de 60 obras dos mais variados temas e linguagens com o famoso troféu Green e outros prêmios. Uma década bem-sucedida em fomentar e aprofundar debates relevantes sobre cidadania planetária, sustentabilidade e meio ambiente através da criatividade de cineastas, fotógrafos, animadores, cartunistas e ilustradores que participaram ao longo das últimas cinco edições. A VI Edição do Festival Multimídia Green Nation acontece em parceria com a primeira Virada ODS de São Paulo, e, por isso, os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável serão o tema deste ano. As obras aceitas serão divididas nas categorias: filme, documentário, animação, fotografia, ilustração e reportagem. Conheça os ODS para se inspirar, ative a criatividade e inscreva sua obra para concorrer ao Troféu Green 10 Anos e participar desse movimento pela cidadania planetária. Conheça os ODS. Veja o regulamento. Inscreva sua obra.

Regulamento do Festival Multimídia 2022 Edição ODS


I – DA DATA E LOCAL

Art. 1º –  A abertura do Festival Multimídia Green Nation 2022 acontece no dia 26/05/2022 e se encerra às 00h do dia 04/07/2022 (Exceto para categoria Foto do Evento).

II – DA FINALIDADE

Art. 2º – O Green Nation tem a finalidade de divulgar, exibir e premiar obras nas categorias Filmes (Animação, Ficção e Documentário), Fotografia, Reportagem e Ilustração, produzidas em qualquer parte do mundo com temática ambiental e/ou de sustentabilidade nas suas mais diversas formas e inovação social e ambiental. A presente edição torna obrigatória a relação da obra com pelo menos uma dos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável. 

III – DA INSCRIÇÃO

Art. 3º – Estão aptos a serem inscritos Filmes de até 4 minutos (nas categorias ficção, animação e documentário), Ilustrações (digital ou analógica), Fotografias, e Reportagens (com até 2 minutos de duração) de acordo com o tema geral definido previamente pelo festival: Os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável.

Art. 3º.1 – O tema da presente edição estará destacado na descrição do Festival Multimídia, assim como em todas as peças de comunicação e divulgação da competição. As obras enviadas devem guardar relevância e coerência com os temas definidos.

Art. 3º.1 – O participante se compromete a ser detentor legal de todo e qualquer direito de uso relacionado a obra inscrita no Festival, desobrigando, assim, o Green Nation de qualquer responsabilidade legal sobre sua exibição.

Art. 4º – As inscrições estarão abertas no período de 26 de maio de 2022, a partir das 0h, a 04 de julho de 2022, até as 23h59 (horário oficial de Brasília – DF), por meio do preenchimento de cadastro de inscrição no site e upload da obra (Exceto para categoria Foto do Evento, que se encerra no dia 10/07/2022).

IV – DA SELEÇÃO

Art. 5º – Um Júri de Seleção composto por 7 (sete) membros, indicado pelos organizadores, selecionará, dentre as obras inscritas, aquelas que serão contempladas com o troféu de Júri Oficial, tendo total autonomia para desclassificar as obras que não se enquadrarem nos critérios de seleção do Green Nation ou não atenderem às exigências do presente regulamento. O troféu de Júri Popular será entregue aos autores das obras mais votadas no site http://www.greennation.com.br/

Parágrafo único – É vedada a participação, no Green Nation, de obras que tenham, entre seus profissionais creditados, ou como sócios de empresas produtoras ou co-produtoras, membro pertencente à equipe de organização e produção do festival, incluindo jurados e consultores.

V – DA PREMIAÇÃO

Art. 7º – O Júri de Oficial será constituído de 5 (cinco) membros de destacada atuação audiovisual ou ambiental e por integrantes do conselho consultivo e afetivo Green Nation. O voto do Júri Popular será computado no site http://www.greennation.com.br/.

Parágrafo único – A cerimônia de premiação acontecerá em São Paulo – SP,  no dia 19 de Julho de 2022. É de inteira responsabilidade de cada participante seu translado para participação na cerimônia e recebimento do troféu Green, podendo o mesmo delegar a terceiros o recebimento da premiação ou produzir vídeo de agradecimento para ser exibido na ocasião caso não possa comparecer.

VI – DO ENVIO DE CONTEÚDO

Art. 8º – O envio de conteúdo de todas as categorias deve ser realizado após preenchimento de cadastro e somente através do site http://www.greennation.com.br/. Os filmes (animação, documentário, ficção) e Reportagens deverão ser hospedados em plataforma de streaming (YouTube ou Vimeo) e cadastrados com link. As fotografias e ilustrações devem ser enviadas diretamente através de upload no site. Todas as obras devem conter título e descrição.

VII – DAS DISPOSIÇÕES GERAIS E FINAIS

Art. 9º – A organização do Green Nation reserva-se o direito de exibição, sem ônus, em qualquer plataforma, das obra selecionadas, para efeito de divulgação do Festival. Fica vedada ao Green Nation qualquer utilização comercial da obra sem prévio acordo entre as partes.

Art. 10º – As obras selecionadas poderão ser exibidas, em um prazo igual ou inferior a 5 anos, nas mostras itinerantes do Green Nation e em outras plataformas, em sessões não comerciais, salvo restrição expressa de seu realizador/produtor.

Art. 11º – O envio da inscrição pelo realizador/produtor implica na aceitação plena deste regulamento.

Art. 12º – Os casos omissos neste regulamento serão considerados pela organização do Green Nation.

DESCRIÇÃO CATEGORIAS:

Ficção:

Micro metragens de até 4 minutos com linguagem livre e com temática definida pelo regulamento.

Documentário:

Micro metragens de até 4 minutos documentais ou jornalísticos e com temática definida pelo regulamento.

Animação:

Micro metragens de até 4 minutos em qualquer técnica de animação e temática definida pelo regulamento.

Fotografia:

Fotografias originais que retratem das mais diversas formas os eixos temáticos definidos pelo regulamento.

Ilustração: 

Ilustrações, digitais ou analógicas, realistas ou abstratas, originais, que retratem das mais diversas formas os eixos temáticos definidos pelo regulamento.

Reportagem:

Vídeos de até 2 minutos no formato reportagem, denunciando algum problema ou evidenciando alguma solução que se relacionem com o tema definido pelo presente regulamento.

Foto do Evento:

Fotografias de cobertura realizadas durante o evento que acontecerá no Parque Ibirapuera
(Pavilhão Ciccillo Matarazzo), São Paulo – SP, nos dias 8, 9 e 10 de Julho de 2022.