Conheça o fotógrafo e jornalista por trás do Bicho do Dia

Compartilhar

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no email
Compartilhar no pinterest

ODS - ONU

Hoje o criador da coluna Bicho do Dia, nos conta um pouco sobre a história dessa publicação e a aventura de fotografar animais selvagens.
 

 

Meu nome é Lucas, sou editor e fotógrafo do site Notícia Animal e responsável pela coluna Bicho do Dia. Minha paixão por animais começou ainda criança. Desde pequeno eu assistia documentários, comprava livros e, enquanto meus amigos colecionavam álbuns de figurinhas de times de futebol, eu colecionava de bichos. Adorava ver imagens de animais selvagens em seu habitat e pesquisar seus hábitos. Com seis anos de idade já citava curiosidades sobre espécies incomuns, por exemplo o ornitorrinco, como se fosse a coisa mais normal do mundo.



Na adolescência eu perdi um pouco o contato com o mundo animal e acabei, para a surpresa dos meus familiares, cursando faculdade de comunicação e não biologia ou veterinária. Após me formar, fiz uma viagem e decidi comprar uma câmera digital reflex para documentar o passeio. Como eu havia trabalhado com televisão, tinha um pouco de conhecimento sobre fotografia, mas nunca havia manejado uma câmera. Ao retornar para casa, percebi que grande parte das imagens feitas era de animais. Quando vi aquelas fotos feitas por mim, mesmo que de maneira amadora, resgatei uma parte da minha infância, quando ficava por horas observando imagens de bichos.



Alguns anos depois, surgiu a oportunidade de fundar um website sobre animais. Apesar do foco (e nome) da página ser notícias, quis publicar também material educativo. Como a Juliana Castro, minha parceira e também editora do site, já tinha experiência com animais domésticos, ficou decidido que eu ficaria com a parte de selvagens. A ideia da coluna Bicho do Dia foi a de mostrar para o público as mais diferentes espécies do mundo, seus hábitos, algumas curiosidades e também se o animal está ameaçado de extinção e o porquê.



De repente, meu hobby de infância se tornou um trabalho. A partir da decisão de criar a coluna, comecei a pesquisar sobre as espécies que eu já havia fotografado. Resgatei livros antigos, comprei novos e pesquisei vários sites (nacionais e estrangeiros). Isso parecia mais diversão do que trabalho, então decidi aumentar o desafio: já que o nome seria “Bicho do Dia”, eu publicaria fotos (pelo menos três – todas feitas por mim) e um texto informativo sobre uma diferente espécie a cada dia!





Para tanto, comecei a investir mais em equipamento fotográfico e também tive que fazer algumas viagens para encontrar o maior número de espécies possível. Não satisfeito, coloquei uma meta: garantir pelo menos um ano de Bicho do Dia, ou seja, teria que fotografar e pesquisar 365 espécies diferentes! Visitei reservas, santuários, zoológicos, criadores conservacionistas, parques e praças. Admito que em alguns momentos pensei em desistir, pois parecia impossível conseguir tantos animais diferentes (sei que existem milhares e poderia apelar para insetos, mas macrofotografia não é meu forte e meu conhecimento sobre invertebrados está muito abaixo do necessário para poder distinguir algumas espécies). Mas, no final, consegui. Um ano de site, um ano de Bicho do Dia, 365 espécies diferentes. O novo desafio agora é conseguir completar mais um ano de espécies inéditas. Já comecei a “estocar” minhas fotos (tenho cerca de 100 novos animais).



Além do resgate do prazer de observar (e agora fazer) fotos dos bichos e pesquisar informações, este trabalho tem sido muito gratificante também. É muito bom saber que biólogos têm utilizado o que eu publico para suas pesquisas e ter minhas fotografias elogiadas. Consegui também com esta coluna chamar atenção de “pesos pesados” da proteção ambiental, como foi o caso do Green Nation, que tem reconhecimento internacional e hoje é um parceiro do site e também publica o Bicho do Dia.



Mas a minha maior alegria é quando recebo mensagens de pais que mostram diariamente o Bicho do Dia para seus filhos e quando crianças usam as informações para trabalhos escolares e também como hobby. Apesar de hoje estar “do outro lado” e ser o responsável pelas imagens e textos, ainda me encanto com o mundo animal e no fundo ainda sou aquela mesma criança que passa horas olhando imagens e fazendo pesquisas.



Lucas Leite



www.noticiaanimal.com.br

Gostou dessa matéria ?

Compartilhar no facebook
Compartilhe no Facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhe no Twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhe no Linkdin
Compartilhar no pinterest
Compartilhe no Pinterest

Deixe um Comentário