Como substituir o ovo na culinária

Compartilhar

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no email
Compartilhar no pinterest

ODS - ONU

 

Muitos cozinheiros(a) podem sentir dificuldades em substituir ovos nas receitas devido a liga que este alimento oferece em contato com outros ingredientes. Para os vegetarianos restritos essa questão é um problema, pois acabam ficando limitados para comer certos tipos de receitas, geralmente bolos e salgados.

Pensando em facilitar a vida dos adeptos do veganismo e também daqueles que querem diminuir a quantidade de ovo no cardápio, segue algumas dicas de substituição:

• 1 ovo = 2 colheres (sopa) de amido de batata (bom pra dar liga)
• 1 ovo = 1/4 (xícara) de ameixa seca amassada
• 1 ovo = 1/4 (xícara) de purê de maçã (ótimo pra sobremesas)
• 1 ovo = 1 banana amassada: também ótimo pra sobremesas, mas o produto final vai ter uma textura grossa. Adicione 1/2 colher (chá) de fermento pra obter uma textura mais fina
• 1 ovo = 2 colheres (sopa) de água + 1 colher (sopa) de azeite + 2 colheres (chá) de fermento
• 1 ovo = 1/4 (xícara) de purê de batatas: ótimo pra dar liga em certas receitas
• 1 ovo = 1 colher (sopa) de semente de linhaça em pó misturada a 3 colheres (sopa) de água (deixe em fogo baixo até quase ferver). Excelente adição de ômega 3 à sua receita.
• 1 clara de ovo = 1 colher (sopa) de ágar-ágar em pó dissolvida em 1 colher (sopa) de água: bata a mistura, deixe esfriar na geladeira e bata de novo.

Vale lembrar que é preciso escolher o substituto apropriado pra cada prato. Ameixa seca amassada não vai funcionar numa “omelete”, e purê de batatas não vai ficar legal num bolo.

Pense na função que esse substituto do ovo vai ter no prato que você está criando: ele está ali pra dar liga ou pra fazer crescer? – e pense no sabor do seu prato. Após alguns testes, certamente você encontrará algum ingrediente que alcançará suas expectativas.

Fonte:
Sociedade Vegetariana Brasileira

Gostou dessa matéria ?

Compartilhar no facebook
Compartilhe no Facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhe no Twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhe no Linkdin
Compartilhar no pinterest
Compartilhe no Pinterest

Deixe um Comentário