Bicho do Dia: Ganso-de-Magalhães

Compartilhar

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no email
Compartilhar no pinterest

ODS - ONU

Chloephaga picta – O ganso-de-Magalhães mede até 73 centímetros de comprimento e o dimorfismo sexual é nítido. O macho possui plumagem predominantemente branca com penas negras nas asas. Patas, bico e olhos também são pretos. Já a fêmea tem a cabeça na cor marrom ferrugem, pescoço e peito barrados e asas mais escuras. As patas são alaranjadas e o bico é preto. 





É encontrado no Chile e na Argentina, inclusive nas Ilhas Malvinas. As aves que vivem no continente são migratórias, enquanto que as de Malvinas permanecem no mesmo local durante o ano inteiro. Vive em pastagens e estepes e pode ser encontrado tanto em água doce como salgada.



Tem hábitos diurnos e gregários. Costuma procurar alimento em terra firme. Alimenta-se de folhas, grãos e brotos. Passa a maior parte do dia pastando.



Constrói o ninho no chão, próximo à água, tanto em colônias como também isolados. A fêmea bota de cinco a oito ovos que são incubados por ela por até 30 dias. Durante a incubação o macho permanece por perto para garantir a segurança da família. Os filhotes são precoces e já conseguem acompanhar os pais logo no primeiro dia de vida.



Não é uma espécie ameaçada de extinção, mas é perseguida por agricultores que a consideram uma ameaça às plantações.



Conheça o site Notícia Animal.

Gostou dessa matéria ?

Compartilhar no facebook
Compartilhe no Facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhe no Twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhe no Linkdin
Compartilhar no pinterest
Compartilhe no Pinterest

Deixe um Comentário