Abastecimento de alimentos é comprometido com aquecimento global

Compartilhar

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no email
Compartilhar no pinterest

ODS - ONU

A Escola de Economia de Londres e um grupo de pensadores de Washington, a Fundação para a Tecnologia da Informação e Inovação apresentaram estudo que revela séria preocupação com o abastecimento adequado de alimentos para a humanidade diante do aquecimento global.

A crise de produção agrícola de 2003 na Europa é um bom exemplo dos riscos que corremos caso não exista um plano de ação eficiente para reduzir o efeito estufa. Nesta ocasião, uma onda de calor reduziu em 30% as colheitas.

Outro exemplo é problema ocorrido entre os anos de 2007 e 2008 quando vários anos de produção agrícola ineficiente, causados em parte por extremas condições climáticas, chocaram-se com a demanda crescente fazendo faltar muitos tipos de alimentos em diferentes mercados. Isso causou a interrupção de exportação de alimentos em diferentes países, agravando a crise de dando dimensão global ao problema.

O esboço de um relatório vazado da comissão do clima da ONU, conhecida como Painel Intergovernamental sobre a Mudança Climática, sugeriu que as preocupações do grupo aumentaram e que esse relatório, marcado para lançamento em março em Yokohama, Japão, provavelmente incluirá uma firme advertência sobre os riscos ao abastecimento alimentar.

Para enfrentar problema desta dimensão se faz necessário frear o processo de aquecimeto global além de investir em estudos sobre produção agrícola em situações adversas, como é o caso de ondas de calor.

Segundo especialistas, encontramos dificuldades de evoluir nestas duas frentes de ação seja pela falta de acordo, seja pela falta de investimento.

Fonte:
Folha de São Paulo
 

Gostou dessa matéria ?

Compartilhar no facebook
Compartilhe no Facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhe no Twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhe no Linkdin
Compartilhar no pinterest
Compartilhe no Pinterest

Deixe um Comentário