Tibouchina granulosa (Desr.) Cogn.
Família: Melastomataceae, a família do jacatirão do manacá-da-serra.
Outros nomes: flor-de-quaresma, quaresmeira-roxa, quaresma.
Distribuição Geográfica: É uma espécie nativa e endêmica do Brasil. Ocorre somente na Mata Atlântica, no Estado do RJ.
Características: Árvore que atinge entre 8 e 12 m de altura, e tronco que chega a 40 cm de diâmetro que é coberto por casca com aspecto escamoso. Seus ramos possuem formato quadrangular, e suas folhas são simples, opostas, e com pelos (tricomas) nas duas faces. As flores são muito bonitas, de coloração roxa e ficam dispostas em inflorescências. Seus frutos são secos, e se abrem naturalmente liberando uma grande quantidade de sementes minúsculas.
Usos
Alimentação: Não é encontrado registro de uso para este fim.
Madeira: A madeira é dura e moderadamente pesada, podendo ser empregada principalmente para fabricar objetos leves, caixotaria e para uso interno, por conta de sua baixa durabilidade quando exposta.
Uso medicinal: Não é encontrado registro de uso para este fim.
Outros usos: Devido à beleza de sua floração, essa árvore é extremamente ornamental. Por este fator e pelo seu médio porte, é usada no paisagismo e na arborização urbana, em espaços pequenos como calçadas e jardins.
Curiosidades: O nome quaresmeira remete a sua floração durante a quaresma. É um espetáculo que se apresenta aos olhos de quem viaja pelas serras do Estado do Rio de Janeiro de fevereiro a abril, quando as flores roxas cobrem as encostas dando um aspecto muito belo a todo ambiente.
Informações Ecológicas: A quaresmeira é característica de florestas com alto índice de chuva, ocorrendo principalmente em vegetação secundária de encostas. Essa espécie produz elevada quantidade de sementes, e é indicada para reflorestamentos mistos de áreas de preservação.
Floração: Floresce entre junho e agosto e entre dezembro e março.
Frutificação: Os frutos amadurecem entre junho e agosto, e em abril e maio.
Referências:
BACKES, P. & IRGANG. Mata Atlântica: As Árvores e a Paisagem. Porto Alegre, RS: Paisagem do Sul, 2004.
GUIMARÃES, P.J.F. Tibouchina in Lista de Espécies da Flora do Brasil. Jardim Botânico do Rio de Janeiro. Disponível em: . Acesso em: 26 Abr. 2014
LORENZI, H. Árvores Brasileiras: manual de identificação e cultivo de plantas arbóreas do Brasil, vol. 1. 4. ed. Nova Odessa, SP: Instituto Plantarum, 2002.
RIZZINI, C.T. & MORS, W.B. Botânica Econômica Brasileira. São Paulo, EPU, EDUSP, 1976.