Mercado de alimentos aponta sustentabilidade como tendência

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ODS - ONU

Pesquisa internacional revela que consumidores estão mais preocupados e atentos com formas de produção e comprometimento das marcas

Sustentabilidade e preservação ambiental já são conceitos conhecidos pelo mercado há pelo menos duas décadas, porém, de modo geral o consumidor final ainda estava  distante dessas preocupações. Na última pesquisa realizada pela IFCI (International Food Information Council Foundation), considerando dados de 2020, essa realidade começa a apresentar sinais de mudança. A Pesquisa Anual de Alimentos e Saúde da Fundação IFIC relata crescimento estável da preocupação por questões sustentáveis na compra de produtos alimentícios entre 2012 e 2018.
Na pesquisa mais recente um novo dado relevante veio a tona: ao perguntarem se Sustentabilidade Ambiental teria influência na compra, os números caíram consideravelmente, indicando que a compreensão do conceito de sustentabilidade já não se resume a meio ambiente, e outros fatores como sustentabilidade social e boas práticas de mercado também podem influenciar na decisão dos consumidores.

Essa compreensão expandida é acompanhada de novas cobranças, 63% dos entrevistados afirmaram que têm dificuldade para saber se os produtos consumidos são de fato sustentáveis e se as marcas aplicam esse conceito nos seus processos de produção. Mais da metade desse grupo afirma que as informações, se fossem evidentes, teriam influência na compra. Embalagens e rótulos também são compreendidos pelos consumidores como pontos de preocupação na escolha do produto.

Esses dados apontam para uma demanda reprimida por novas formas de apresentar cadeias sustentáveis e métodos ambientalmente corretos ao consumidor, utilizando tecnologia e publicidade para atender os anseios de um público cada vez mais conectado e atento.

A tendência se reproduz em âmbito nacional, no Brasil marcas se diferenciam com aspectos como valorização do trabalho, programas de diversidade e reparação ambiental. Além disso, a pesquisa também aponta para uma preocupação mais atenta sobre os efeitos dos alimentos na saúde e indica que dietas mais holísticas estão tomando o lugar de dietas rígidas  de emagrecimento a qualquer custo.

O cenário apresenta diversas oportunidades para marcas se reinventarem e acompanharem esse processo de mudança para uma produção mais saudável, consciente e comprometida com propósitos.

Conheça a pesquisa na íntegra (em inglês).

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