Ecoinovação é a palavra do futuro. Mas você sabe o que significa?

Compartilhar

Share on facebook
Share on twitter
Share on email
Share on pinterest

ODS - ONU

O ser humano está sempre inovando para satisfazer as suas necessidades físicas e emocionais. As necessidades das pessoas mudam, assim como mudam os produtos, os processos e as tecnologias. Consequentemente, as organizações e seus métodos de trabalho também se alteram para acompanhar tais tendências. Como as empresas estão expostas à concorrência cada vez maior, inovar é a forma mais eficaz de manter-se competitivo.

Quando transformamos a lógica habitual de fazer negócios (economia linear) em uma forma de pensamento que integra todas as atividades do ciclo de vida de um produto ou serviço (economia circular), passamos a levar em consideração o fato de que cada decisão da empresa gera impactos econômicos, sociais e ambientais (positivos ou negativos) em sua cadeia.

E para reduzir os impactos negativos ou potencializar os positivos, é preciso utilizar uma nova forma de pensamento, focada na criação de soluções inovadoras que ainda beneficiam a sociedade e o meio ambiente.

Surge, então, o conceito de ecoinovação.

A ecoinovação é um novo olhar para os negócios, no qual cada estratégia e atividade é desenhada e executada com foco na sustentabilidade. É o desenvolvimento e aplicação de um modelo de negócios que busca reduzir os impactos ambientais e elevar os impactos econômicos e sociais. Engloba desde a maneira como se desenham os produtos, se desenvolvem os serviços e se elaboram as políticas até as decisões sobre o que se vai consumir (ou não consumir).

Ela alavanca os negócios e garante a sobrevivência da empresa no mercado competitivo, identificando as ameaças e oportunidades e utilizando esses fatores para realizar mudanças inovadoras e sustentáveis ao longo da empresa e de sua cadeia de valor, como fornecedores e clientes.

A adoção da ecoinovação reforça o conceito de que a sustentabilidade não é a cereja do bolo, mas o fermento. E que não custa mais caro ou atrasa os processos se for incorporada desde o início. O resultado é uma empresa que cresce, responde às mudanças do mercado, se adianta às tendências e se destaca dos concorrentes por ter soluções inovadoras.

As exigências dos consumidores por produtos e serviços mais sustentáveis, a pressão regulatória para minimizar os impactos ambientais e os riscos à natureza são evidências de que já não é mais possível seguir produzindo a partir dos mesmos padrões. É urgente transformar a forma de fazer negócios!

 

ONU Meio Ambiente e o Sebrae estabeleceram uma parceria para unir a força da ecoinovação e do empreendedorismo e encontrar possíveis soluções para os desafios de gestão da água. Juntos, e com o apoio do Green Nation, promovem o ‘Camp de Ecoinovação: Desafio Água’, que acontece em Brasília, de 19 a 21 de março, durante o 8º Fórum Mundial da Água.

 

 

Gostou dessa matéria ?

Share on facebook
Compartilhe no Facebook
Share on twitter
Compartilhe no Twitter
Share on email
Email
Share on pinterest
Compartilhe no Pinterest

Deixe um Comentário