Por que Hollywood está tão assustada com as mudanças climáticas?

Compartilhar

Share on facebook
Share on twitter
Share on email
Share on pinterest

ODS - ONU

Preocupações ambientais têm sido a força motriz de vilões em filmes recentes de super-heróis e ficção científica. Mas os críticos dizem que a indústria precisa mostrar como a sociedade pode reformar seus caminhos.

Por Cara Buckley, New York Times

 Humanos arruinaram tudo. Eles criaram demais e sufocaram a vida fora da terra, o ar e oceano. E assim eles devem ser vaporizados pela metade, ou atacados por monstros imponentes, ou vencidos por moradores irados das profundezas poluídas dos oceanos. Exceto isso, eles enfrentam vidas difíceis e desesperadas em uma Terra outrora verdejante, agora consumida pelo gelo ou pela seca.

É assim que muitos filmes recentes de super-heróis e ficção científica – entre eles as últimas imagens de Avengers e Godzilla, bem como “Aquaman”, “Snowpiercer”, “Blade Runner 2049”, “Interstellar” e “Mad Max: Fury Road” invocam a crise climática. Eles imaginam futuros pós-apocalípticos ou distopias em que o colapso ecológico é inevitável, os ambientalistas são criminosos e a mentalidade ecológica é a força motriz dos vilões.

Em Vingadores, Guerra Infinita, o vilão ambientalista Thanos extermina metade dos seres vivos para equilibrar os recursos do universo

Mas esses takes são derrotistas, dizem os críticos, e um crescente coro de vozes têm instigado a indústria de entretenimento a contar mais histórias que mostrem que os humanos estão se adaptando e revendo suas ações para evitar as piores ameaças climáticas.

“Mais do que nunca, eles estão errando o alvo, muitas vezes da mesma maneira “, disse Michael Svoboda , professor de redação da Universidade George Washington e autor do site multimídia Yale Climate Connections . “Quase nenhum desses filmes retrata uma transformação bem-sucedida da sociedade.”

Tempestades de areia e uma agricultura devastada levam cientistas a buscar um novo planeta para salvar a espécie humana no filme Interestelar, de Christopher Nolan

Em “Avengers: Guerra Infinita”, o arquiinimigo Thanos opta por evitar o colapso ambiental reduzindo a humanidade – junto com todos os seres vivos – pela metade. Em “Godzilla: Rei dos Monstros”, os eco-terroristas libertam feras predatórias para impedir a extinção em massa e manter a população humana sob controle. Em “Aquaman”, o rei Orm, o líder de um reino submarino, conclui que a única maneira de impedir a destruição terrena é travar uma guerra contra os seres humanos.

David Leslie Johnson-McGoldrick, um dos escritores de “Aquaman”, disse que usar a poluição como um motivador tornou Orm mais compreensível e menos “o vilão de bigode” e acrescentou: “Isso deu a ele algumas nuances”.


Ethan Hawke em “First Reformed”, como um pastor que quer fazer uma declaração sobre uma mudança climática.

Mas Svoboda vê Orm como parte de uma tendência que leva a crise climática a um território emocionalmente familiar e confortável. O vilão é derrotado e a platéia sente alívio, diz ele, até porque eles foram libertados: as pessoas podem estar causando danos reais, mas as alternativas são piores.

A tendência de vincular o ambientalismo ao eco-terrorismo não se limita a filmes de super-heróis e gêneros, disse Svoboda. No indie de 2017, “ First Reformed ”, Ethan Hawke interpreta um pastor radicalizado que planeja se explodir em um culto na igreja com a participação de um industrial poluidor.

“O dia depois de amanhã”, primeiro filme blockbuster de catástrofe climática, lançado há 15 anos

“É um argumento conservador que os ambientalistas buscam reduzir a poluição e restringir estilos de vida e são genocidas”, disse Svoboda. “Eles criam assassinos em massa que são os únicos que combatem as mudanças climáticas.”

Em uma matéria contrária ao The Washington Post, o jornalista de cinema Sonny Bunch disse o mesmo, opinando que os ambientalistas criaram bandidos ideais porque querem piorar nossas vidas proibindo canudos, famílias numerosas, viagens de avião e carne vermelha.

Chuva ácida na distopia de Blade Runner, de Ridley Scott (1982)

Abordagens mais sóbrias sobre o assunto, pelo menos na tela prateada, foram confinadas em grande parte a documentários que, com exceção do sucesso de 2006 de Al Gore, “An Inconvenient Truth”, o público e os compradores em geral evitavam. (Na tela pequena, “docuseries”  e outros programas geralmente abordam a questão, mas raramente surgem nessa era de pico da TV.

Um grande recurso de estúdio que abordava as mudanças climáticas, “O dia depois de amanhã”, no qual as tempestades abaixo de zero envolvem metade das globo, foi lançado há 15 anos. Esforços mais recentes afundaram, como “Downsizing” (2017), de Alexander Payne, que imaginava humanos encolhendo para o tamanho de esquilos para reduzir sua pegada de carbono enquanto ainda viviam grandes.

Svoboda apontou para “Os Jovens”, um filme de 2014 estrelado por Michael Shannon como pai, ganhando uma existência em um mundo devastado pela seca, como o filme raro que mostrava os seres humanos se adaptando ao aquecimento global, mas mal deu uma guinada.

O ator e diretor Fisher Stevens, que fez vários documentários sobre questões ambientais, incluindo dois com Leonardo DiCaprio, disse que acha profundamente frustrante que Hollywood não tenha levado a Big Oil para tarefas na tela de maneira significativa.

“Precisamos agora de um filme da cultura pop ‘Forrest Gump’ para despertar as pessoas”, disse Stevens, “porque a indústria de combustíveis fósseis está fazendo de tudo para nos impedir de acreditar que os combustíveis fósseis estão causando mudanças climáticas”.

(DiCaprio, um ambientalista comprometido que tem uma fundação que lida com as mudanças climáticas, não respondeu a um pedido de comentário).

Então, por que não existem filmes mais realistas, ou semi-realistas, ou, ouso sugerir, esperançosos sobre as mudanças climáticas?

Porque, segundo vários diretores, é difícil encontrar financiamento para filmes que correm o risco de serem realmente depreciativos e desafiam o público a mudar seus caminhos. Porque a extinção em massa é esmagadora de almas e as pessoas buscam entretenimento para escapar.

Porque, disse Roland Emmerich, escritor e diretor de “O dia depois de amanhã”, não é fácil encontrar uma história que os estúdios dependentes de franquia lançem. “Não fazemos um bom trabalho”, disse ele, “e estou constantemente tentando descobrir o que poderia ser outra maneira de mostrar isso”.

Adam McKay, cujo filme “Vice” incluía referências à minimização das mudanças climáticas pelo Partido Republicano, disse que o fato de a crise ser tão grande dificultava a compreensão e a captura narrativa. Mas ele acrescentou que estava trabalhando em um novo filme abordando a questão e que sua produtora estava desenvolvendo uma série de scripts que analisava o efeito do aquecimento radial na civilização.

“Isso é suficiente? De jeito nenhum ”, escreveu McKay em um e-mail. “Parece que não há coisas suficientes para o aquecimento global”.

Nos dois lados do Atlântico, há esforços para mudar isso e infundir narrativas em esperança. Junto com o detalhamento de como os projetos podem reduzir sua pegada de carbono durante a produção, o Producers Guild of America e, mais enfaticamente, a Academia Britânica de Artes de Cinema e Televisão, estão mostrando aos criadores de conteúdo como incorporar temas verdes em seus filmes e shows.

No site do Green Production Guide do Producers Guild, um relatório do Rocky Mountain Institute, uma organização sem fins lucrativos que promove a sustentabilidade, mostra como as energias renováveis ​​podem ser retratadas na tela. Algumas tramas sugeridas vêm com um piscar de olhos, variando de mostrar personagens que saem da grade a tailandeses que se apaixonam por seus instaladores de painéis solares. A questão, disse Jacob Corvidae, um dos autores do relatório, é transmitir a robustez do setor de energia limpa e semear esperanças. “Precisamos de descrições de que as coisas podem estar bem porque as pessoas trabalharam nisso ”, disse ele.

Nesta primavera, o BAFTA divulgou um estudo mostrando quantas vezes os termos ecológicos apareceram na televisão britânica em um ano (o relatório não incluía filme). “Mudança climática”, por exemplo, parecia mais do que “zumbi”, mas seguia “molho” e foi totalmente criticado por “rainha” e “chá”. A academia também iniciou uma iniciativa, Planet Placement, exortando os criadores de conteúdo de cinema e televisão a ajudam a “tornar os comportamentos ambientais positivos predominantes”. Com o enorme alcance das indústrias de telas, eles disseram: “é uma chance de moldar a resposta da sociedade às mudanças climáticas”.

“Os últimos 25 anos da narrativa ambiental são sobre sacrifício e destruição, e não fazer o que você deseja e não conseguir o que deseja”, disse Aaron Matthews, chefe de sustentabilidade da indústria no BAFTA. “Não achamos que esse seja o tom certo para levar as pessoas ao limite”.

Cara Buckley é uma repórter cultural que cobre preconceitos e patrimônio em Hollywood e fazia parte de uma equipe que ganhou o Prêmio Pulitzer em 2018 por reportar assédio sexual no local de trabalho. @caraNYT

Gostou dessa matéria ?

Share on facebook
Compartilhe no Facebook
Share on twitter
Compartilhe no Twitter
Share on email
Email
Share on pinterest
Compartilhe no Pinterest

Deixe um Comentário