Sônia Guajajara: Vidas podem transformar outras vidas

Compartilhar

Share on facebook
Share on twitter
Share on email
Share on pinterest

ODS - ONU

“É um momento que muitas pessoas precisam entender o seu sentido e pensar esta reconexão e respeito à mãe Terra.”

Mulher, nordestina e indígena, Sônia Guajajara compôs, junto com Guilherme Boulos, a chapa do PSOL para a Presidência da República nas eleições de 2018, sendo a primeira vez na história do país que uma indígena participou de uma chapa para disputar a Presidência da República no Brasil. A candidatura marcou uma longa jornada de militância. Membro do Setorial Ecossocialista do PSOL desde 2011, Guajajara lançou sua pré-candidatura à Presidência da República no 6º Congresso Nacional do partido, propondo uma candidatura indígena, anticapitalista e ecossocialista.

A ativista é do povo Guajajara, que habita nas matas da Terra Indígena Araribóia, no Maranhão. Deixou suas origens pela primeira vez aos 15 anos, quando recebeu ajuda da Funai para cursar o ensino médio em Minas Gerais. Depois, voltou para o Maranhão, onde se formou em Letras e Enfermagem e fez pós-graduação em Educação Especial.

Sua militância indígena e ambiental começou ainda na juventude, nos movimentos de base. Em poucos anos ela ganhou projeção internacional pela luta travada em nome dos direitos dos povos originários. Em 2015, foi agraciada com a Medalha 18 de Janeiro pelo Centro de Promoção da Cidadania e Defesa dos Direitos Humanos Padre Josimo e com a Medalha Honra ao Mérito do Governo do Estado do Maranhão, pela grande articulação com os órgãos governamentais no período das queimadas na Terra Indígena Araribóia. 

Tem voz no Conselho de Direitos Humanos da ONU e já levou denúncias às Conferências Mundiais do Clima (COP) de 2009 a 2017, além do Parlamento Europeu, entre outros órgãos e instâncias internacionais. Em 2017, discursou pela demarcação de terras indígenas durante o Rock in Rio, convidada pela cantora Alicia Keys. Essa Influência de Sônia no âmbito nacional e internacional é um reflexo da importância de sua luta política, humana e ambiental. Demonstrando na prática, através de seus trabalhos como professora e ativista, que vidas podem transformar outras vidas.

O Green Nation teve a honra de contar com sua brilhante participação na Mega Live Green Nation em 2020.

Maria Moura (Colaboradora Green Nation)

Gostou dessa matéria ?

Share on facebook
Compartilhe no Facebook
Share on twitter
Compartilhe no Twitter
Share on email
Email
Share on pinterest
Compartilhe no Pinterest

Deixe um Comentário