Quem somos – Conselho Consultivo

QUEM SOMOS

Conselho Consultivo

ANA MARIA OLIVEIRA

É educadora e antropóloga. Foi Ministra da Cultura de Angola entre 1993 e 1999 e coordenadora da Subcomissão de Cultura da Comissão Nacional da UNESCO. Tem vários estudos antropológicos e etno-históricos publicados, principalmente, sobre comunidades socioculturais angolanas. Tem duas obras publicadas, além da coleção de livros Infantis “Kauyka”.

JAIME LERNER

É arquiteto e urbanista e ex-governador do Paraná. Fundador do Instituto Jaime Lerner e da Jaime Lerner Arquitetos Associados (JLAA), foi presidente da União Internacional dos Arquitetos – UIA no período 2002/2005. Liderou a revolução urbana que fez da cidade de Curitiba (PR) referência nacional e internacional em planejamento urbano, principalmente em transporte, meio ambiente, programas sociais e projetos.

MACAÉ EVARISTO

Professora e Assistente Social, coordenou o Programa de Implantação de Escolas Indígenas de Minas Gerais. Foi Secretária de Educação de Belo Horizonte, coordenando a implementação do Programa Escola Integrada. Foi também Secretária de Alfabetização, Diversidade e Inclusão do Ministério da Educação (2013-2014) e Secretária de Estado de Educação de Minas Gerais no período de 2015 a janeiro de 2018. Atua principalmente nos seguintes temas: política educacional, movimentos sociais, combate ao racismo e pluralidade cultural.

MICHAEL BRAUNGART

É professor da Leuphana University Lüneburg e CEO da EPEA, Agência de Proteção e Encorajamento Ambiental em Hamburgo (Alemanha), “Berço do Cradle to Cradle “. Co-fundador da McDonough Braungart Design Chemistry (MBDC) em Charlottesville, Virgínia e fundador do Hamburger Environmental Institute (HUI). Durante décadas, foi pioneiro no conceito de design Cradle to Cradle. Trabalha com várias organizações e empresas e desenvolveu ferramentas para projetar produtos ecoeficientes, sistemas de negócios e pooling de materiais inteligentes.

NÁDIA REBOUÇAS

É especialista em comunicação. Vem desenvolvendo planejamentos, workshops e palestras sempre utilizando a comunicação para transformação. Trabalha para transformar organizações e a sociedade, disseminando conceitos de comunicação de qualidade, responsabilidade social e ambiental. Tem o foco final em planejamento estratégico e realiza pesquisas e facilitação de workshops.

SERGIO BESSERMAN

É presidente da Câmara Técnica de Desenvolvimento Sustentável da Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro. Professor do Departamento de Economia e Engenharia Ambiental da PUC-RJ. É Conselheiro de várias organizações como FRM, WWF, CI-Brasil, ITDP, Funbio, Bolsa Verde, Rio Climate. Comentarista da rádio CBN e articulista do Jornal O Globo. Foi diretor de Planejamento do BNDES entre 1996 e 1999 e presidente do IBGE e do Instituto Pereira Passos.

PATRÍCIA IGLECIAS

Diretora-Presidente da CETESB – Companhia Ambiental do Estado de São Paulo. Possui titulação de Livre-docência, Mestrado e Doutorado pela Universidade de São Paulo – USP; e graduação em Direito pela Universidade Presbiteriana Mackenzie. Em seu trajeto profissional, tem atuação como Superintendente de Gestão Ambiental e Professora Associada na Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo desde 2009, com larga experiência na carreira acadêmica, em projetos de pesquisa, publicação de artigos em periódicos, livros publicados, participação e moderação de eventos e entrevistas, entre outros. Foi Secretária de Estado do Meio Ambiente de São Paulo no período de 2015 a 2016.

TIZUKA YAMASAKI

É produtora da Scena Film e Filmes D’America, é cineasta desde 1977, formada pela UFF. A premiada carreira conta com produções no cinema e na televisão. O longa mais recente é “Encantados”, e que foi eleito o melhor filme nacional pelo Júri Popular do Festival da Juventude da 38ª Mostra de Cinema Internacional de São Paulo. Tizuka também produziu para o cinema as obras Gaijin – Caminhos da Liberdade e Parahyba Mulher Macho, entre outras. Na TV, destacou-se como diretora de novelas e minisséries, como Kananga do Japão, O Pagador de Promessas e As Brasileiras.