Governo Federal diz que Economia Verde é prioridade

Compartilhar

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no email
Compartilhar no pinterest

ODS - ONU

O governo federal se concentra para incluir a agenda ambiental nas políticas de desenvolvimento tanto a nível nacional quanto internacional. Em evento realizado nesta quarta-feira (08/04), no 3º Encontro dos Municípios com o Desenvolvimento Sustentável (EMDS), em Brasília, o assessor internacional do Ministério do Meio Ambiente (MMA), Fernando Coimbra, defendeu a integração do tema com ações sociais e econômicas.

O foco também está na adoção de mecanismos de financiamento capazes de viabilizar os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), em fase final de negociação pela Cúpula das Nações Unidas. “Os recursos estão aí. É uma questão de mobilização. O governo tem de construir com a sociedade civil uma estratégia para nos fazer atingir essas metas”, afirmou Coimbra.

Ao todo, 17 objetivos e 169 itens compõem o texto atual que define o escopo dos ODS. A expectativa é que o documento seja discutido na Assembleia Geral da Organização das Nações Unidas (ONU), em setembro, em Nova York. “Pelo menos, um terço desses itens estão associados a desafios da dimensão ambiental”, explicou o assessor internacional do MMA. “É preciso olhar para a mudança no modo como vivemos. Estamos olhando para o desenvolvimento de uma forma mais humana”, apontou.

O papel dos governos das cidades na concretização dos ODS também surge como um dos destaques na agenda ambiental. Para isso, o diálogo dos habitantes com os órgãos de governo é fundamental. “Há um processo acelerado de urbanização em todo o mundo”, analisou Coimbra. “Os municípios são o ponto central desse esforço, da transição dos objetivos globais para a esfera local.”

O chefe da Coordenação-Geral de Desenvolvimento Sustentável do Ministério das Relações Exteriores, Mário Mottin, ressaltou o envolvimento da comunidade internacional com a questão da sustentabilidade. “Com o estabelecimento dos ODS, o interesse vem dos próprios países. Tanto os governos quanto a sociedade civil e a iniciativa privada estão empenhados em definir formas de implementação desses objetivos”, analisou.

 
Saiba mais sobre tema no site do MMA.

Gostou dessa matéria ?

Compartilhar no facebook
Compartilhe no Facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhe no Twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhe no Linkdin
Compartilhar no pinterest
Compartilhe no Pinterest

Deixe um Comentário