Exame afirma que espuma que saiu de usina nuclear em Angra não oferece risco

Compartilhar

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no email
Compartilhar no pinterest

ODS - ONU

Na semana passada observou-se espuma na saída do sistema de resfriamento da Central Nuclear de Angra dos Reis, no Saco de Piraquara. Moradores, pescadores e ambientalistas levantaram a suspeita de que poderia estar contaminada e oferecer risco à vida de animais, plantas e seres humanos.

Diante do impasse o IBAMA e o Instituto Estadual do Ambiente realizaram exame que concluiu que a espuma não traz risco.

De acordo com os laudos técnicos produzidos a partir desta coleta de material, o surgimento de espuma no mar deve ter ocorrido a partir da decomposição de algas, o que provocou o aumento de matéria orgânica na água do mar. O processo, associado a fenômenos oceanográficos, tais como ventos, ondas e ressacas, favorece o aparecimento de espuma. Não houve registro de mortandade de peixes ou redução da quantidade de pescado na região.

A conclusão dos técnicos é que o processo de resfriamento das usinas provoca turbilhonamento e aumento da temperatura da água. Com o incremento de matéria orgânica na captação, isso potencializou a formação de espuma. O sistema, no entanto, não tem qualquer contato com materiais radioativos, motivo pelo qual não há riscos de contaminação.

Fonte:
Agência Brasil

Gostou dessa matéria ?

Compartilhar no facebook
Compartilhe no Facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhe no Twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhe no Linkdin
Compartilhar no pinterest
Compartilhe no Pinterest

Deixe um Comentário