Rio de Janeiro será o primeiro estado a acabar com todos os seus lixões

Compartilhar

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no email
Compartilhar no pinterest

ODS - ONU

No ano 2011 o Ministério do Meio Ambiente assumiu a meta de acabar o quanto antes com todos os lixões espalhados pelo país. Hoje, já se passaram dois anos desde o compromisso ser assumido, porém, apenas o estado do Rio de Janeiro conseguirá acabar com todos os seus lixões até a previsão estourar, em 2014. Segundo o governo, o estado do Rio está muito avançado no projeto de terminar com essas áreas de descarte impróprias. Há seis anos, 90% do lixo produzido no Rio de Janeiro era enviado para lixões, e apenas 10% para aterros.
 
Apesar disso, o Rio de Janeiro ainda está muito atrasado quando falamos da reciclagem de resíduos. Como os lixões estão acabando, é de vital importância o investimento na reciclagem de materiais. O estado precisa de um maior apoio para os catadores de recicláveis em 41 de seus municípios, e por isso hoje, dia 2 de setembro, está sendo lançado, pela Secretaria Estadual do Ambiente, o Pacto da Reciclagem, que visa estimular a redução e reutilização de resíduos diversos. Entre os objetivos da iniciativa, está o fortalecimento da cadeia de reciclagem e o tratamento adequado de lixo.
 
Atualmente, o índice de coleta seletiva do estado está em aproximadamente 3%, mas Carlos Minc, Secretário Estadual do Ambiente, quer que os números cheguem a 10% até 2014. Para isso, iniciativas como a Fábrica Verde, que recicla computadores e promove a inclusão digital em comunidades pacificadas, são de grande importância para o avanço do estado rumo a direção certa.
 
Fonte:

Gostou dessa matéria ?

Compartilhar no facebook
Compartilhe no Facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhe no Twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhe no Linkdin
Compartilhar no pinterest
Compartilhe no Pinterest

Deixe um Comentário