Rio de Janeiro é uma das cidades mais vulneráveis ao aquecimento global

Compartilhar

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no email
Compartilhar no pinterest

ODS - ONU

Estudo inédito realizado pelo Instituto Oswaldo Cruz afirma que nas próximas 3 décadas, o Rio Janeiro é a cidade que mais sofrerá com o aumento do nível do mar, chuvas intensas, inundações, perda de biodiversidade, além do aumento de casos de doenças causadas pelas mudanças climáticas. A pesquisa analisa apenas municípios do estado.



A pesquisa mediu o grau de vulnerabilidade da população do Rio de Janeiro diante das mudanças previstas para os próximos 30 anos. Para os pesquisadores, um dos objetivos práticos desse mapa da vulnerabilidade, é poder auxiliar governos a criar políticas públicas para amenizar os efeitos dessas transformações.



A trágica lista de problemas previstos inclui aumento de casos de dengue e leptospirose, número elevado de mortes causadas por eventos climáticos, como deslizamentos e enchentes, a perda da biodiversidade e de parte da agricultura.



O Índice de Vulnerabilidade Geral foi calculado a partir de três indicadores e associado ao Índice de Cenários Climáticos, produzidos com base nos modelos do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) e relaciona aumento de temperatura e precipitações.

 

 
Saiba mais sobre o estudo em Terra.

Gostou dessa matéria ?

Compartilhar no facebook
Compartilhe no Facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhe no Twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhe no Linkdin
Compartilhar no pinterest
Compartilhe no Pinterest

Deixe um Comentário