Uma sustentabilidade. Novas definições

Compartilhar

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no email
Compartilhar no pinterest

ODS - ONU

Dia desses me pediram para definir o que é ser sustentável. Vários conceitos, de especialistas do mundo todo, passearam em minha cabeça, mas não consegui escolher nenhum. É que uma pergunta surgiu muito mais rápido: “será que dá para não ser sustentável?”. E tal como acontece nos desenhos animados, vários balõezinhos apareceram com outros questionamentos: “e se não tivermos mais um planeta?”, “e se eu não me engajar na sustentabilidade?” e “será que teremos história para contar se não houver sustentabilidade?”.

A sustentabilidade é um movimento sem carteirinha de identificação. Você não precisa pagar taxa de entrada e nem preencher ficha de adesão. Ser sustentável é acreditar que todo dia é possível fazer alguma coisa pelo meio ambiente, pelos ecossistemas que vivem neste planeta, por nós mesmos e pelos outros. Para integrar esse movimento basta acreditar no seu potencial de mudar um pouquinho o mundo – o seu, o meu e o nosso e, se possível, engajar outras pessoas. Junte seus talentos, some muita boa vontade de transformar, arregace as mangas, reunia outrxs e você estará pronto.

Sejamos sustentáveis nas relações com o planeta que temos, com o lixo que geramos e com o que consumimos – muitas vezes em excesso. Sejamos sustentáveis com atitudes novas de cidadania e de ver o mundo por um ângulo com mais respeito às diversidades e valorização das singularidades. Sejamos sustentáveis de uma fome de mudanças, de inovação e de criatividade. E assim, um dia, a sustentabilidade será prática tão cotidiana que ninguém mais vai procurar por definições. Bastará olhar para os seus jeitos de pensar, viver e sentir.

Então, vamos lá, mudar o mundo!

Gostou dessa matéria ?

Compartilhar no facebook
Compartilhe no Facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhe no Twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhe no Linkdin
Compartilhar no pinterest
Compartilhe no Pinterest

Deixe um Comentário