ONU define 2017 como Ano Internacional do Turismo Sustentável para o Desenvolvimento

Compartilhar

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no email
Compartilhar no pinterest

ODS - ONU

Ao declarar 2017 como o Ano Internacional do Turismo Sustentável para o Desenvolvimento, o objetivo da Organização das Nações Unidas (ONU) foi o de promover o turismo internacional, bem como valorizar as culturas e os patrimônios dos povos de todo o mundo. Embora a atividade seja subestimada, a ONU entende que o setor do turismo tem potencial para contribuir no desenvolvimento mundial nos três pilares da sustentabilidade – econômica, social e ambiental. Nesse cenário, o Brasil tem muito a se beneficiar com o avanço do turismo, tanto de estrangeiros que vem para cá quanto de nacionais que se deslocam entre regiões.

Uma das particularidades do país é a pujança natural: são centenas de praias, cachoeiras, chapadas e florestas espalhadas pelos 26 estados e Distrito Federal. Por isso, é estratégico que o país proteja os ambientes naturais para que essas belezas naturais continuem existindo e possam servir de atrativos turísticos; e isso costuma ser feito por meio da criação de unidades de conservação, a exemplos dos parques nacionais, estaduais e municipais. Alguns exemplos de parques que protegem locais turísticos brasileiros são o Parque Nacional do Iguaçu (onde estão as Cataratas do Iguaçu), em Foz do Iguaçu, no Paraná, o Parque Nacional Marinho Fernando de Noronha, e o Parque Nacional da Tijuca (que fica no meio da cidade do Rio de Janeiro e protege o Corcovado, o monumento Cristo Redentor e uma exuberante floresta).

No Brasil existem centenas de outros parques, muitos deles abertos à visitação – e para conhecer mais sobre eles uma dica é acessar o site Wikiparques

Fonte: Teresa Magro – doutora em Ciências Florestais, participante do Recreation Ecology Network e membro da Rede de Especialistas em Conservação da Natureza.

Gostou dessa matéria ?

Compartilhar no facebook
Compartilhe no Facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhe no Twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhe no Linkdin
Compartilhar no pinterest
Compartilhe no Pinterest

Deixe um Comentário