GreenNation

A sustentabilidade é uma atitude.

Notícias

Economia Circular: da teoria a prática no Brasil


A transição para uma Economia Circular não é uma tarefa nem fácil e nem rápida. Entretanto, o primeiro passo para a mudança é a conscientização da necessidade de seguir um novo caminho de desenvolvimento.

A aprovação das diretrizes européias para a implementação da Economia Circular chega em seu estágio final estabelecendo metas não somente para reciclagem, mas também taxas obrigatórias para re-uso nos setores têxtil, eletro-eletrônico entre outros. Isto faz com que as empresas repensem o uso e a gestão dos seus produtos do design ao final da sua vida útil.

As diretrizes européias destacam os ganhos econômicos para as empresas no valor de 600 bilhões de euros considerando a implementação das ações de minimização de resíduos, eco-design, re-uso entre outras.  Além disso, mencionam o potencial de redução de emissões de gases de efeito estufa em até 4%.


A Holanda é um exemplo de país que já reconheceu este potencial e estabeleceu um plano de governo e uma visão de uma economia totalmente circular até 2050.

Em um estudo prospectivo, o banco Holandês Rabobank estimou que, para a Holanda, o Produto Interno Bruto adicional varia de 1,5 bilhão de euros em um cenário de “negócios sem mudanças” para 8,4 bilhões de euros no cenário mais circular possível. Além disso, foi estimado como factível uma redução de 9% nas emissões anuais de CO2eq.

O primeiro livro de Economia Circular em português com inspiração holandesa

A colaboração internacional nos faz conhecer casos reais, perceber que a transição é possível e que, trabalhando em parceria, podemos adaptar as soluções para a realidade brasileira.

No processo de transição, a educação é o primeiro passo a ser dado.

Portanto, o Consulado Geral do Reino dos Países Baixos no Rio de Janeiro desde o ano passado vem realizando uma série de debates, junto a FIRJAN e o Exchange 4 Change Brasil com o objetivo de capacitar o mercado, impulsionar a discussão e mostrar os benefícios da Economia Circular para o Brasil.

Nesta semana será lançado o livro “Economia Circular, Da Teoria à Prática” que destaca o aprendizado desta troca de conhecimento em 29 artigos escrito por 42 autores brasileiros e holandeses.

O livro tem como objetivo servir de material de referência para futuros estudos, avaliação de oportunidades e projetos, conduzindo a transição da teoria à prática no Brasil.

Serviço:

Economia Circular: Novas formas de produzir, consumir e se relacionar.

-  DATA: 3 Maio 2017

-  LOCAL: FINEP

-  HORÁRIO: 14hs as 17hs, coquetel e distribuição gratuita do livro após o evento   


02 de maio de 2017