De quantos jeans o seu armário precisa?

Compartilhar

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no email
Compartilhar no pinterest

ODS - ONU

Julho é tempo de tirar tudo do lugar e reordenar a casa. Lá estava eu, organizando o guarda-roupa quando resolvi contar quantos jeans haviam. Um, dois… quatro. Fiz mentalmente as contas e tomei um susto daqueles. Pesquisa da Mind your Step, divulgada em março desse ano, afirma que para fazer uma calça jeans são consumidos 10.850 litros de água durante toda a cadeira produtiva. Multiplicando esse número por quatro, teremos algo em torno de 43 mil litros, água suficiente para encher mais ou menos uns três caminhões-pipa.

Um pouco mais recuperada do assombro e também para dar uma pausa na faxina, resolvi assistir ao comentado documentário “The True Cost” (na tradução “O verdadeiro custo”), que traz olhares sobre o universo da moda e leva a refletir sobre as roupas que vestimos, as pessoas que as fabricam em várias partes do mundo, as condições em que essa produção se dá, quem é que lucra com tudo isso e quem se beneficia deste processo de fato. A obra é um choque de realidade e traz a máquina de costura e quem a pilota para dentro da sua sala.

Quatro calças jeans no armário e um documentário, abro o Facebook e vejo o manifesto da Li Edelkoort, uma das mais importantes especialistas em tendências de moda e consumo no mundo. “O mundo da moda ainda está no século XX celebrando o individual, elevando personalidades e desenvolvendo exceções em um mundo com fome de consenso e altruísmo”, afirma. E vai além dizendo que estamos em um cenário de amplas mudanças econômicas com a valorização da troca, da colaboração e do compartilhamento e que a moda, como pioneira, deveria estar liderando essa conversa.

Quatro calças jeans no armário, um documentário e um manifesto depois, olho para as roupas penduradas. Como as peças me representam como indivíduo? E como cidadã? Como indicam o mundo que eu quero? Como refletem minhas escolhas? Escolhas sim. Eu posso decidir que apenas uma calça é suficiente. Posso investir minhas compras em outros tipos de negócios, como pequenos ou artesanais. Posso comprar peças com mais qualidade e durabilidade. Posso olhar no espelho e definir que fashion é ser quem eu sou com minhas pintinhas e um dedo diferente.

De quantos jeans o seu armário precisa? O meu ficará mesmo com esses quatro pares por um bom, bom tempo. Eu te convido a refletir sobre decisões de compra. Imagine só o que aconteceria se todxs fizéssemos a mesma reflexão. E que tal também dar aquela arrumadinha no guarda-roupas? Possivelmente, você vai descobrir que tem muito mais moda e possibilidades de combinações lá dentro do que você imagina.

Então, vamos lá, mudar o mundo!
 

Gostou dessa matéria ?

Compartilhar no facebook
Compartilhe no Facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhe no Twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhe no Linkdin
Compartilhar no pinterest
Compartilhe no Pinterest

Deixe um Comentário