10 dicas para ser um Turista do Bem!

Compartilhar

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no email
Compartilhar no pinterest

ODS - ONU

O verão está chegando, com ele as férias escolares e de muitos que esperam essa época do ano para investirem em uma viagem relaxante para recuperar as energias. Porém, não é só de diversão que vivemos e o nosso bem estar e do planeta não podem ser esquecidos nem nas férias. Segundo a revista científica Nature, o turismo é responsável por 8% das emissões de gases do efeito estufa. Por isso buscamos em diversas fontes algumas dicas simples e de baixo custo para cada um de nós se tornar um Turista do Bem!

 
1.  Pare de imprimir confirmações de hotel, de aluguel de carro e cartões de embarque e dê preferência às versões digitais deles. Tenha uma cópia no telefone e uma em seu tablet ou laptop por garantia.

2. Invista numa garrafa de vidro ou aço inoxidável e leve com você quando for viajar para encher de água ou da bebida de sua preferência. Além de ajudar o planeta você estará sempre abastecido para qualquer eventualidade.

3. Não desperdice comida. Se as porções forem gigantescas e você souber que não irá comer tudo, divida ou peça para levar as sobras, especialmente se você estiver hospedado em um local com cozinha.

4. Não compre por comprar. Ninguém precisa de mais uma Torre Eiffel de plástico Made In China ou aquele chaveirinho porcaria de Las Vegas para saber que você se lembrou dele durante sua viagem. Invista em produtos duráveis, úteis e, de preferência, que valorizem a indústria e o artesanato local, por exemplo.

5. Recicle. Não é porque você está longe de casa que deve deixar os bons hábitos para trás. Se você alugou um carro, por exemplo, coloque duas sacolinhas nele para armazenar o lixo produzido durante a viagem e depois descarte num local apropriado.

6. Tenha sempre uma sacola reutilizável com você (dobradinhas elas cabem em qualquer bolsa ou bolso!). Você pode usá-la para colocar as compras do supermercado ou mesmo aquela blusinha que não resistiu e comprou na promoção _mas dispensou a sacolinha plástica que a vendedora ofereceu. Ela pode servir também para carregar sua garrafa de água e a máquina fotográfica.

7. Dê preferência a restaurantes que valorizem os produtos locais e não grandes cadeias de fast food, que além da comida de qualidade duvidável para sua saúde, ainda produzirão toneladas de lixo dos copos, embalagens e guardanapos descartáveis

 8. Pense no bem estar de animais. Macacos presos com correntes e fantasiados, elefantes claramente mau tratados, animais selvagens em pequenas gaiolas… quem já viajou sabe que não é raro encontrar esse tipo de coisa em diversos países, especialmente nos menos desenvolvidos.

9. Pesquise antes de viajar e dê preferência a se acomodar em locais que tenham as mesmas preocupações que você, que sejam sustentáveis e que não prejudiquem o ambiente.
 

10. Escolha um destino “ético” para suas próximas férias. Não há nada de errado em ir pela quinta vez para Nova York, mas que tal sair da mesmice e escolher um local diferente para a próxima vez que for viajar e que ainda faça um bom trabalho promovendo os direitos humanos, preservando o ambiente e o bem estar da sociedade?
 
Pode ser difícil conquistar as 10 dicas de primeira, mas vale a pena tentar completar cada vez mais passos até que seu cuidado com o meio ambiente se torne uma prática cotidiana e natural. Boas férias!

Gostou dessa matéria ?

Compartilhar no facebook
Compartilhe no Facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhe no Twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhe no Linkdin
Compartilhar no pinterest
Compartilhe no Pinterest

Deixe um Comentário