GreenNation

A sustentabilidade é uma atitude.

Dicas

Sopas de inverno


Já foi comprovado que as baixas temperaturas aumentam as necessidades energéticas do organismo humano. Isso acontece porque o corpo precisa de mais calor para manter a temperatura corporal normal.

Essa mudança orgânica acaba aumentando o apetite, e por isso é preciso tomar cuidado para não exagerar nos pratos típicos de inverno, geralmente ricos em calorias e gorduras.

Sustentar a saúde é um dos princípios do Green Nation. Então segue algumas sugestões de sopas deliciosas de inverno:

 

Sopa de Inhame com Agrião


Ingredientes:
5 inhames
1 xícara de chá de agrião
Molho shoyo

Como fazer:
Descasque 5 inhames e corte-os em pedaços pequenos, acrescente água e leve ao fogo para cozinhar até amolecer. Então amasse-os ou use o mix para tornar bem cremosa a sopa. Em outra panela refogue rapidamente 1 xícara de agrião cortado temperado com shoyo. Adicione o refogado de agrião na sopa de inhame , mexa bem e sirva. Se preferir adicione missô ( pasta de soja ) após desligar o fogo.

 

Sopa Desintoxicante


Ingredientes:
1 cenoura ralada
1 inhame ralado
1 batata baroa ralada
1 pitada de gengibre
óleo de canola

Como fazer:
Refogue com um pouquinho de óleo de canola e uma pitadinha de gengibre e acrescente as raízes raladas. Mexa bem deixando tudo refogar. Acrescente água o suficiente para formar uma sopa cremosa e deixe cozinhar até que todos os ingredientes estiverem bem macios. Tempere com sal ou misso.
Se não gosta de sopas em pedaços, bata tudo no liquidificador e depois esquente-a novamente no fogão.

 

Caldo de Inverno com Quinua

Ingredientes:
1 dente de alho
1 cebola picada
2 colheres (sopa) de azeite
500 ml de água
4 colheres (sopa) de quinua
1 xícara de cogumelos
4 colheres (sopa) de missô
Cheiro-verde, ramos de alecrim e pimenta-do-reino a gosto

Como fazer:
Em uma panela, refogue o alho e a cebola no azeite. Adicione a água e a quinua e deixe cozinhar até a quinua amolecer. Acrescente os cogumelos, o missô, a pimenta-do-reino, o alecrim e sirva bem quente.

 

Sopa Indiana de Batata e Ervilhas


Ingredientes:
2 colheres de sopa de óleo vegetal
225 g de batata farinhenta, cortada em cubos
1 cebola grande, picada
2 dentes de alho, esmagados
1 colher de chá de garam masala
1 colher de chá de coentros em pó
1 colher de chá de cominhos em pó
850 ml de caldo de legumes
1 pimenta malagueta vermelha, picada
100 g de ervilhas congeladas
4 colheres de sopa de iogurte natural

Como fazer:
Aqueça o óleo vegetal numa grande panela. Junte as batatas, a cebola e o alho em fogo brando, mexendo constantemente durante um minuto. Adicione o garam masala , os coentros em pó e os cominhos e cozinhe, mexendo constantemente, durante um minuto. Logo após, acrescente o caldo de legumes e a malagueta vermelha e deixe a mistura ferver. Baixe o lume, tape a panela e cozinhe durante 20 minutos até as batatas ficarem moles. Em seguida, junte as ervilhas e cozinhe durante mais cinco minutos. Incorpore o iogurte e tempere a gosto com sal e pimenta. E, por fim, deite em tigelas de sopa aquecidas, coloque coentros frescos picados e sirva quente com pão aquecido.

 

Sopa de Abacate e Legumes


Ingredientes:
1 abacate grande e maduro
2 colheres de sopa de suco de limão
1 colher de sopa de óleo vegetal
50 g de milho enlatado, escorrido
2 tomates, descascados e sem sementes
1 dente de alho, esmagado
1 alho-francês, picado
1 malagueta vermelha, picada
425 ml de caldo de legumes
150 ml de leite
Alho-francês, às rodelas, para guarnecer

Como fazer:
Descasque o abacate e esmague a polpa com um garfo, junte o suco de limão e reserve. Aqueça o óleo numa grande panela. Junte o milho, os tomates, o alho, o alho-francês e a malagueta e aqueça em fogo brando durante 2-3 minutos até os legumes amolecerem. Coloque metade da mistura de legumes numa trituradora ou misturadora, juntamente com o abacate esmagado e triture até ficar tudo homogéneo. Transfira a mistura para uma panela limpa. Adicione o caldo de legumes, o leite e os legumes reservados e cozinhe em fogo brando durante 3-4 minutos até estar quente. Transfira para tigelas individuais aquecidas, guarneça com alho-francês às rodelas e sirva imediatamente.

Fontes:
Chacarananda
Receitas Vegetarianas 


07 de julho de 2015