GreenNation

A sustentabilidade é uma atitude.

Dicas

Feliz Natal com saúde e pensamento verde!


Ter uma alimentação mais saudável não é fazer dieta e nem realizar esforços temporários, na verdade, ser mais saudável implica em uma mudança de costumes! Por isso, não é só porque estamos comemorando que precisamos comer sem equilíbrio. Esse ano o seu presente para você e para todos que compartilharem sua noite de natal vai ser... Bem estar, acordar bem no dia seguinte! 

Entrada

O famoso salpicão pode ser mais suave e recheado de nutrientes. No lugar da maionese, use iogurte. Para enriquecer o prato, você pode optar pela ameixa, que ajuda a regular o funcionamento do intestino. Ela é rica em fibras, principalmente a pectina, que tem outra função não menos importante: a de baixar os níveis do mau colesterol. Provar seu sabor adocicado ainda rende boas doses das vitaminas A, B6 e C. Confira a receita:

Salpicão de ameixa e abacaxi
Rende 6 porções

Ingredientes

2 colheres de sopa de açúcar
1 xícara de chá de ameixa seca sem caroço
1 xícara de chá de abacaxi picado
1 xícara de chá de peito de peru defumado picado
1 xícara de chá de talo de salsão picado
6 colheres de sopa de iogurte light
1 maço de alface americana picada ou cortada em tiras
1 colher de sopa de molho de mostarda
Sal a gosto
Suco de 1 limão

Modo de preparo

Aqueça água em uma panela. Ponha o açúcar e a ameixa. Deixe ferver por cinco minutos. Retire do fogo, espere amornar e pique a ameixa. Misture-a com o abacaxi, o peito de peru, o salsão e o iogurte. Mexa bem para a mistura ficar homogênea. Distribua a alface em pratos de entrada individuais e derrame por cima um molho feito com o suco de limão e a mostarda, temperando com sal. Sobre cada porção coloque um pouco do salpicão. Deixe na geladeira por meia hora antes de servir.

Prato principal

O peru é uma das melhores escolhas entre as carnes tradicionais do natal. Isso porque é uma fonte de proteína magra e com muito de zinco, um mineral que espanta os radicais livres. Prepare um tempero caseiro, porque os que já vêm temperados saem de fábrica com muitos aditivos químicos. Para acompanhar o peru, nada melhor que um arroz com amêndoas. Prefira a versão integral desse grão, porque ela reúne mais fibras e micronutrientes, como magnésio, vitaminas do complexo B e fitoquímicos. Isso torna esse tipo de arroz um aliado contra o ganho de peso e o diabete.

Assado de peru com mandioquinha
Rende 6 porções

Ingredientes

1 litro de leite desnatado
1 quilo de mandioquinha descascada e cortada em pedaços
Sal a gosto
1 cebola ralada
2 dentes de alho amassados
2 colheres de sopa de azeite de oliva, mais um pouco para untar
3 xícaras de chá de carne de peru assada e desfiada
1 lata de milho escorrido
1/2 xícara de chá de molho de tomate
4 colheres de sopa de queijo parmesão ralado

Modo de preparo

Ponha a mandioquinha para cozinhar no leite com um pouco de sal até que fique bem macia. Reserve o leite que restar na panela e passe a mandioquinha pelo espremedor. Em outra panela, aqueça o azeite e doure o alho e a cebola. Refogue o peru desfiado por um minuto e, então, junte o milho, o molho de tomate e o leite reservado. Tempere com sal, se achar necessário. Cozinhe por 15 minutos, mexendo de vez em quando, até o molho se encorpar. Unte um refratário com azeite e esparrame o refogado de peru. Cubra tudo com o purê de mandioquinha e salpique o queijo ralado. Leve ao forno pré-aquecido por 20 minutos ou até ficar dourado. Sirva em seguida.

Arroz integral com amêndoas
6 porções

Ingredientes

3 xícaras de arroz lavado e escorrido
3 colheres de sopa de óleo
2 dentes de alho amassados
6 xícaras de caldo de galinha
1 xícara de amêndoas torradas e sem casca picadas

Modo de preparo
Frite o alho no óleo quente até dourar. Ponha o arroz na panela e refogue por 3 minutos, mexendo de vez em quando. Junte o caldo de galinha (se ele não estiver suficientemente salgado, acrescente uma pitada de sal). Ao ferver, abaixe o fogo e tampe. Espere até metade do caldo se evaporar para acrescentar as amêndoas, dando uma boa mexida. Continue o cozimento com a panela semitampa-da, até o arroz ficar macio e soltinho.

Sobremesa

Para deixar a desejada rabanada mais light também não é tão complicado. Na hora de preparar, pegue leve na quantidade de açúcar. Use leite desnatado, uma vez que ele oferta menos gordura saturada — esse ingrediente pede moderação porque, em excesso, eleva o risco cardiovascular. No momento de finalizar, em vez de fritar, basta levar ao forno. Uma bela economia nas calorias.

Rabanada de forno

Ingredientes
1 pão de rabanada ou 5 pães franceses
500 ml de leite
1 lata de leite condensado diet
2 ovos batidos
Açúcar com canela misturados a gosto

Modo de preparo

Retire a casca do pão de rabanada (ou dos pães franceses) deixando apenas na parte de baixo de cada pão. Corte em fatias. Reserve. Em uma tigela, coloque o leite, o leite condensado e os ovos batidos. Misture bem. Mergulhe as fatias de pão, molhando bem, mas mantendo-as firmes. Coloque as fatias numa assadeira untada com manteiga e levemente polvilhada com açúcar e canela misturados a gosto. Leve ao forno médio pré-aquecido a 180 °C por 30 minutos. Vire as rabanadas e volte novamente ao forno por 10 minutos. Retire do forno e passe as rabanadas no açúcar com canela. Sirva em seguida.

As receitas foram retiradas de Saude Abril. https://saude.abril.com.br/alimentacao/

Enfeites baratos e sustentáveis:

Outro vilão do desperdício são os enfeites de natal, que normalmente se perdem e são feitos de plástico ou outros materiais igualmente danosos ao meio ambiente, por isso separamos aqui algumas dicas de decoração bem bonitas, baratas e amigas da natureza:

Estrela de Davi feita com fita


Foi utilizada um painel de madeira (dica: esse painel pode ser de palete). Coloque pregos nas pontas da estrela e passe uma fita colorida de sua preferência. Além do mais dependendo o tamanho, a estrela pode servir de enfeite em sua árvore de Natal. 

Enfeites de Rolo de Papel


Esses rolos de papel higiênico (ou papel toalha), contribui toda semana para reciclagem, que tal guarda-los e fazer un lindo detalhe de decoração de Natal? Dobre o cone do rolo e corte com 1,5cm de largura, você pode deixar no papel natural e colocar uma fita, um barbante. Se se preferir para ficar mais colorido, pode passar cola branca e em seguida colocar no gliter; espere secar. Separe 5 ou 6 “pétalas” e cole-as em uma das pontas, depois é só colocar um fitilho para ser pendurado em sua árvore de Natal. 

Árvore de Caixas de Ovos


Esta árvore feita com caixinhas de ovos; ficou um charme pintadas de tom de verde, e o melhor, pode ser pintar com guache que não é tóxico. Depois é só enfeitá-las com laços, estrelas, e flores feitas com rolo de papel. 

Árvore de Fotos


Escolha fotos de outros Natais, com a família, amigos reunidos ou mesmo postais de cidades preferidas que já visitou. Escolha um canto da sala e cole as fotos, com fita adesiva, seguindo o formato da árvore de Natal, não se esqueça do “vaso”. Se preferir risque de leve com um lápis para dar a direção. No chão você pode deixar os presentes que vai presentear.

As dicas foram retiradas de Sustentarqui https://sustentarqui.com.br/

O Green Nation deseja um Natal muito iluminado e cheio de boas reflexões! Que o espírito natalino sirva para nos impulsionar na construção de um mundo mais justo, sustentável e divertido para todos!


13 de dezembro de 2017