GreenNation

A sustentabilidade é uma atitude.

Dicas

É festa de São João!



Não existe lugar nem dia certo para pensar em preservar o planeta. Como estamos em época de festa junina, que se estende pelo mês de julho, nada mais natural para os "greens" pensarem na melhor maneira de comemorá-las sem perder o equilíbrio.

Planejamento

Brincadeiras, danças, comes e bebes, brindes, decoração, local,  roupas, fogueira, cada uma dessas categorias devem ser avaliadas. Lembrando que balão está claramente fora dessa jogada.

Fazer uma lista de compras antes de ir ao mercado é uma boa forma de evitar o desperdício e economizar. Outra ideia é pedir para cada um dos convidados levar um pratinho de comida, de preferência saudável.

Comidas e bebidas saudáveis



O cardápio saudável para festas juninas é bem grande. Milho, arroz doce com canela, doces de amendoin, doces de abóbora, batata doce assada, bolo de fubá integral, todas essas delícias podem ser feitas de maneira nutritiva. Confira algumas receitas do Mundo Verde. Para beber, os sucos naturais são a melhor opção. Refrigerantes é melhor evitar, pois além de não ser saudável para o ser humano também não é para o meio ambiente. Vinhos e batidas devem ser apreciados com bastante moderação.

Brincadeiras pelos mares e oceanos


Promova uma brincadeira que incentive a educação ambiental.  Por exemplo, a pescaria ao invés de usar peixes de brinquedo pode substituir por latinhas, saco plásticos, papel, garrafas de pet e outros itens que costumamos ver nas praias e que poluem o meio ambiente. Assim, você estará estimulando as pessoas a não jogarem lixo em locais errados.

O boliche com garrafas PET também é uma ideia legal e fácil de fazer.

EcoCaipira

Faça jus ao verdadeiro caipira de festa junina, customize roupas que você já tem em casa. Junte tecidos, jeans, blusa xadrez, fitilhos, botões, caixas de fósforo, flores, e use a criatividade.  Uma alternativa é dar uma garimpada em brechós de sua cidade, certamente você irá achar apetrechos bem interessantes. Outra ideia legal é realizar um desfile de caipira sustentável, com prêmio para a caipira mais bonita e ecológica.

Fogueira que não queima

Crianças geralmente adoram festas juninas, por isso evitar acidentes é primordial. Já que a fogueira é um símbolo tradicional da festa, que tal construí-las de maneira mais segura. Ao invés de queimar a madeira, você pode usar material reciclado e lâmpadas coloridas no lugar de acender o fogo. Assim, a iluminação simula as chamas de uma fogueira comum acesa. Outra odeia boa  é  fazer uma mini fogueira como enfeite para as barracas.  A madeira  é feita com rolo de papel alumínio coberto de papel marrom cardstock, e o fogo é feito com papel celofane.
 

Decoração

Essa é a parte mais fácil. Junte jornais e revistas antigos e faça bandeirinhas. Se prefere a festa mais colorida, você pode pintá-las de cores características do evento. Uma dica legal para promover a sustentabilidade é escrever frases que incentivem  os participantes a se divertir de forma responsável na festa. Para iluminar, prefira as lâmpadas frias, pois são mais econômicas e eficientes.A revista Guia Infantil tem diversas artes para decorar festas juninas.

Ecobag para brindes

Uma boa maneira de evitar o consumo de plástico na festa é distribuir ecobags para as crianças guardarem suas prendas. Além de contribuir para o meio ambiente você poderá usá-las em outras ocasiões. Além das ecobags, também pode ser distribuído canecas para substituir o uso de copos descartáveis.

Lojas


Valorize aqueles que fazem arte em prol do meio ambiente. Existem diversas ONGS que trabalham com recicláveis e criam produtos exclusivos, como a ONG Tem Quem Queira.  Sendo assim, você pode fazer parcerias e oferecer o evento para que estas lojas possam vender seus produtos.


16 de junho de 2015