GreenNation

A sustentabilidade é uma atitude.

Dicas

Cinema Ambiental 2


Trashed - Para onde vai o nosso lixo
 

Trashed de Candida Brady. Com Jeremy Irons. Reino Unido, 2011. 98min.
O ator Jeremy Irons está em uma praia na velha cidade libanesa de Sidon. Atrás dele, uma montanha de escombros - lixo hospitalar, restos de comida e animais mortos-, resultado de 30 anos de consumo de uma só cidade. Este é o começo de uma meticulosa jornada investigativa pelo mundo, guiada pelo ator, que busca descobrir o que acontece com as bilhões de toneladas de lixo que são produzidas no planeta todos os dias. Apesar da coleção de paisagens paradisíacas devastadas pela poluição, Irons nos aponta  a saída para este problema global. Festival de Cannes 2012.


O presidente das ilhas
 

The Island President de Jon Shenk. Com Mohamed Nasheed, Ahmed Naseem, Mohamed Aslam, Aminath Shauna, Mohamed Zuhair. Estados Unidos, 2012. 101min.
Após trazer a democracia para o seu país depois de 30 anos de regime despótico, Mohamed Nasheed é eleito presidente das Ilhas Maldivas. Como líder, sua mais importante missão é evitar que o aquecimento global faça as Ilhas Maldivas submergirem.  Em 2009, ele viaja à Conferência Climática de Copenhagem em busca de apoio internacional para impedir que seu país afunde – literalmente. Atualmente, Mohamed Nasheed se encontra afastado da presidência do país após um golpe de Estado ocorrido em fevereiro deste ano. Ganhador do People’s Choice Documentary Award, Toronto.


Nação nuclear: A questão Fukushima
Nuclear Nation de Atsushi Funahashi. Com ###. Japão, 2012. 96min.
Em 2011, a vida dos 1400 habitantes de Futaba, Japão, mudou completamente. Depois de parte da cidade ser engolida pelas águas do tsunami, resíduos nucleares começam a vazar da usina nuclear de Fukushima, a 3km dali. Agora, realocados nos subúrbios de Tóquio, os moradores revelam as diferenças entre suas vidas antes e depois da tragédia. Entre eles está a figura trágica do ex-prefeito, um arrependido entusiasta da energia nuclear e líder de uma cidade que não existe mais. Uma homenagem a pessoas que tiveram suas vidas suspensas por tempo indeterminado. Festival de Berlim 2012.


Em busca do gelo
 

Chasing Ice de Jeff Orlowski. Com James Balog, Svavar Jonatansson, Adam LeWinter . Estados Unidos, 2012. 76min.
Apesar de seu ceticismo inicial, em 2005, o fotógrafo James Balog conduziu uma expedição ao Polo Norte com o objetivo de produzir provas materiais das mudanças climáticas no planeta. Junto com uma equipe, ele enfrentou as condições brutais do Ártico e espalhou trinta câmeras em três continentes diferentes na região. Graças à técnica de time-lapse, essas câmeras registraram as transformações nas camadas de gelo ao longo de anos. Diante de uma compilação de imagens impressionantes, o próprio Balog se vê convencido da gravidade da situação. Prêmio de melhor fotografia em Sundance 2012.


Uma guerra verde
A Fierce Green Fire de Mark Kitchell. Com Robert Redford, Meryl Streep, Ashley Judd, Isabelle Allende. Estados Unidos, 2011. 120min.
Cinco histórias passadas em cinco décadas distintas apontam os avanços de um dos temas mais discutidos deste século: a preservação ambiental. Um extenso documento sobre o tema segue a história dos principais movimentos de conscientização e preservação, desde o Greenpeace em favor da proteção das baleias, passando por Chico Mendes e a preservação da Amazônia, até chegar aos protestos relativos ao aquecimento global. Um apanhado de personalidades definitivas e exuberantes imagens de arquivo constroem este manifesto sobre o nosso passado, presente e futuro. Sundance Film Festival 2012.
 
Poluindo paraíso
Der Müll im Garten Eden de Fatih Akin. Com Hüseyin Alio lu, Nezihan Ha laman, Bülent Sa ir, Bünyamin Seyrekbasan. Alemanha, 2012. 98min.
O cineasta Fatih Akin registra a pequena aldeia de Camburnu, cidade natal de seus avós na Turquia, onde os habitantes vivem há várias gerações da pesca e do cultivo de chá. Com 1700 habitantes, o lugar é como um paraíso perdido à beira do Mar Negro. No entanto, a construção de um aterro sanitário na aldeia ameaça a vida dos habitantes e seu modo de produção ligado à natureza. O prefeito e os moradores se mobilizam na tentativa de lutar contra o projeto, enquanto toneladas de lixo continuam sendo despejadas ali. Aves de rapina e cães errantes já cercam o povoado. Festival de Cannes 2012.


A colheita do futuro
Les Moissons du Futur de Marie-Monique Robin. Com . França, 2012. 96min.
A diretora Marie-Monique Robin viaja a diversas partes do mundo encontrando agricultores, experts, economistas e militantes, em busca de experiências bem-sucedidas em relação à agricultura tradicional. Ela encontra várias alternativas à agricultura industrial, que é baseada no largo uso de pesticidas químicos ou em alimentos geneticamente modificados. Entre estas alternativas, destacam-se a agricultura familiar e a agroecologia. Com um sexto da população mundial passando fome, segundo estatísticas da ONU, uma mudança de paradigma na agricultura se faz urgente.


Woody Allen: Um documentário
Woody Allen: A Documentary de Robert B. Weide. Com Woody Allen, Penélope Cruz, Scarlett Johansson, Diane Keaton, Owen Wilson, Sean Penn. Estados Unidos, 2011. 108min.
Pela primeira vez o roteirista, diretor, ator e músico Woody Allen permite que uma câmera documente sua intimidade e seu processo criativo no set de filmagens. Com imagens registradas durante um ano e meio, o filme percorre toda a sua vida, da infância no Brooklyn e do início da carreira como roteirista de TV e comediante stand-up até o Oscar de melhor diretor por Noivo Neurótico, Noiva Nervosa (1978) e seus filmes mais recentes, como Meia-Noite em Paris (2011). Diane Keaton, Owen Wilson, Scarlett Johansson, entre outros, também falam sobre sua relação com o cineasta. Cannes 2012.

 
O sono dourado
Le Sommeil D'or de Davy Chou. Com . Camboja / França, 2011. 97min.
Dos 400 filmes produzidos no Camboja entre 1960 e 1975, apenas 30 resistem até hoje. Durante o governo do ditador Pol Pot, originais foram queimados, estúdios foram destruídos e muitos profissionais do cinema se tornaram vítimas do genocídio. Em um trabalho quase arqueológico, reconstrói-se essa época de ouro do cinema cambodjano, convocando os espíritos do passado de filmes, fragmentos de memória, cartões, músicas no YouTube e até uma visita a um antigo estúdio de cinema que hoje abriga um bar de karaokê. Um memorial a um legado destruído, mas nunca esquecido. Festival de Berlim 2012.



Pablo
Pablo de Richard Goldgewicht. Com Jeff Bridges, Andy Garcia, Jon Voight, Anjelica Houston. Estados Unidos, 2012. 93min.
O cubano Pablo Ferro é um dos mais celebrados designers de créditos para o cinema. Muito próximo de Stanley Kubrick, com quem trabalhou em Dr. Fantástico (1964) e Laranja Mecânica (1971), ele assinou ainda a tipografia de filmes como Crown, o Magnífico (1968), L.A. Cidade Proibida (1996) e MIB: Homes de Preto (1997). Misturando animação e documentário, é contada a vida e a carreira desse artista desde sua saída de Cuba em um navio, em 1947, até se tornar uma figura ilustre no meio cinematográfico nova-iorquino nas décadas seguintes. Narrado por Jeff Bridges. Festival de Roterdam 2012.



Roman Polanski: Memórias
Roman Polanski: A Film Memoir de Laurent Bouzereau. Com Roman Polanski, Andrew Braunsberg. Reino Unido / Itália / Alemanha, 2011. 94min.
Em seu chalé na Suíça, onde esteve detido em prisão domiciliar em 2009, o cineasta Roman Polanski recorda momentos de sua vida e sua carreira em conversas com o amigo e produtor Andrew Braunsberg. Ele fala sobre sua infância nos guetos da Polônia, seus primeiros filmes, o assassinato de sua mulher, Sharon Tate, a polêmica prisão em 1977, quando foi acusado de abuso sexual, o Oscar pelo filme O Pianista (2002), e ainda de sua vida em Paris atualmente ao lado da esposa, a atriz Emmanuelle Seigner. Festival de Cannes 2012.



Jerry Lewis - Loucura e método
Method to the Madness of Jerry Lewis de Gregg Barson. Com Jerry Lewis, Steven Spielberg, Quentin Tarantino, Ed Murphy, Carol Burnett, Alec Baldwin. Estados Unidos, 2011. 116min.
O cineasta e comediante Jerry Lewis, mesmo aos 86 anos, continua se apresentando pelo mundo. Imagens inéditas de seu trabalho, além de entrevistas com cineastas americanos como Steven Spielberg, Quentin Tarantino, Eddie Murphy e Jerry Seinfeld, que falam de sua influência nas suas carreiras, compõem um panorama contemporâneo sobre o legado de Lewis. Com um irrestrito acesso aos bastidores e às turnês mundiais, revela-se também a inédita perspectiva de um homem vibrante e carismático, que continua prolífico aos 80 anos de carreira. Festival de Cannes 2012.



Senhoras & Senhores: Corte Final
Final Cut - Hölgyeim És Uraim de György Pálfi. Com Tamás Zányi, Gábor Balázs. Hungria, 2012. 84min.
A história de amor definitiva entre o homem máximo e a mulher máxima. O homem máximo tem o charme de Marcello Mastroianni em A Doce Vida, a virilidade de Brad Pitt em Clube da Luta, a melancolia de Tony Leung Chiu Wai em Amor à Flor da Pele e a graça de Woody Allen em Noivo Neurótico, Noiva Nervosa. A mulher máxima é perigosamente sensual como Gina Lollobrigida, mas tem a elegância de Audrey Hepburn. Ela é doce como Audrey Tautou, distante como Greta Garbo e direta como Sharon Stone. Esta história é contada através da colagem de filmes de todas as épocas. Festival de Cannes 2012.
 
 
 
2012
 
 
Em 2008, o presidente americano (Danny Glover) convoca uma reunião de emergência com as principais potências para conversar sobre um grande perigo para a humanidade. Os anos passam e, com a proximidade de 2012, as autoridades decidem que não é mais possível conter o perigo eminente que pode significar o fim do mundo. Com isso, colocam em prática o plano iniciado anos atrás, sob o comando dos cientistas Adrian Helmsley (Chiwetel Ejiofor) e Carl Anheuser (Oliver Platt). Enquanto isso, o escritor Jackson Curtis (John Cusack) leva sua vida de marido separado, pai de dois filhos, como motorista de limusine e tendo que aturar as reclamações da ex esposa (Amanda Peet). Ao levar os filhos para passear, ele descobre os primeiros sintomas da destruição do planeta.
 
 
 
UP - Altas Aventuras
 
 
Carl Fredricksen (Edward Asner) é um vendedor de balões que, aos 78 anos, está prestes a perder a casa em que sempre viveu com sua esposa, a falecida Ellie. O terreno onde a casa fica localizada interessa a um empresário, que deseja construir no local um edifício. Após um incidente em que acerta um homem com sua bengala, Carl é considerado uma ameaça pública e forçado a ser internado em um asilo. Para evitar que isto aconteça, ele enche milhares de balões em sua casa, fazendo com que ela levante vôo. O objetivo de Carl é viajar para uma floresta na América do Sul, um local onde ele e Ellie sempre desejaram morar. Só que, após o início da aventura, ele descobre que seu pior pesadelo embarcou junto: Russell (Jordan Nagai), um menino de 8 anos.
 
 
 
Ted Talks - Vários filmes

 
TED (acrônimo para Technology, Entertainment, DesignTecnologia, Entretenimento, Projeto ou Desenho em português) é uma fundação privada sem fim lucrativos dos Estados Unidos mais conhecida por suas conferências na Europa, Ásia e Estados Unidos destinadas à disseminação de ideias. Segundo as palavras da própria organização, "ideias que merecem ser disseminadas". Suas apresentações são limitadas a dezoito minutos, e os vídeos são amplamente divulgados na Internet. Dentre os vídeos da Ted, vários abordam questões ambientais e sustentáveis.
 
 
 
O último Mestre do Ar
 
 
A Nação do Fogo está em guerra com as nações da Água, do Ar e da Terra porque pretende dominar o mundo. O conflito já dura um século e não há a menor previsão de quando chegará ao fim. Somente o aparecimento de um Avatar, único capaz de controlar os quatro elementos, poderá ajudar a restabelecer o equilíbrio. Quando Katara (Nicola Peltz) e seu irmão Sokka (Jackson Rathbone) encontram o jovem e poderoso Aang (Noah Ringer), logo percebem que estão diante de uma possível solução e para isso partem juntos numa grande e perigosa aventura em busca da paz. 
 
 
 
Xingu
 
 
O filme conta a saga dos irmãos Villas Bôas em busca da criação do Parque Nacional do Xingu, que completou 50 anos em 2011.  Dirigido por Cao Hamburg, o mesmo diretor de " O dia em que meus pais saíram de férias", o filme é pontuado por momentos emocionantes advindos da descoberta de toda uma terra e uma cultura nova.
 
 
 
Syriana
 
 
O filme Syriana é uma obra audiovisual que milita bastante sobre o consumo desordenado de petróleo. Na história, George Clooney (que também é o produtor executivo do filme) nos leva por uma intrincada viagem que não tem como acabar bem. Enquanto a  demanda da sociedade por petróleo continua imensa, a quantidade do mesmo cada vez mais diminui. Dentro desse contexto, é impossível que uns não se beneficiem do esforço e da humanidade dos outros.
 
 
 
Diamante de sangue
 
 
Com uma história que se passa durante a guerra civil do final da década de 90 em Serra Leoa, o filme "Diamante de Sangue" conta a história de um contrabandista e um garimpeiro que juntos precisam encontrar um meio de alcançarem seus objetivos. O filme é de 2006 e levou Leonardo DiCaprio a concorrer o Oscar de melhor ator. No quesito socioambiental, o filme traz uma forte crítica ao ritmo acelerado de consumo e a exploração dos recursos naturais.
 
 
 
As aventuras de Tintim
 
 
A aclamado série de histórias em quadrinhos de Hérge chegou aos cinemas pelas mãos de um dos maiores diretores de todos os tempos, Steven Spielberg.  "As aventuras de Tintim" traz para o cinema a história de um jovem repórter que precisa sair pelo mundo conhecendo novas culturas e investigando mistérios que o levarão a um tesouro. Nesse meio tempo, Tintim acaba vendo paisagens, animais e pessoas que mudarão completamente sua percepção de mundo.

 
 
Compramos um Zoológico
 
 
Benjamin Mee (Matt Damon) é um pai de família que decide que precisa recomeçar sua vida após o falecimento da esposa. Desta forma, ele e seus dois filhos se mudam para um zoológico em péssimo estado de conservação, onde, com a ajuda de uma equipe de funcionários, tentam fazer com que o local recupere o brilho perdido. Nessa história, eles juntos vão lutar para salvarem as vidas dos animais ao mesmo tempo em que encontram uma nova maneira de se relacionar. 
 


23 de janeiro de 2014